quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Será de mim?

Esperei até agora. Vi e ouvi todos os comentadores, politólogos e partidos. Telefonei aos amigos e estive atento aos forum de opinião. Até ao minuto presente, não consegui chegar a uma conclusão sobre a comunicação do Presidente da República.
Tivemos durante a mesma comunicação três homens a falar: o Presidente, o Cavaco-homem e o Cavaco-comentador. O facto de falar de si sempre na terceira pessoa terá deixado o Presidente confuso.
Da trapalhada de 11 minutos ficamos a saber que o Presidente está limitado pela constituição, continua prudente e equidistante; que o Cavaco-homem está "passado" com o PS e nada equidistante; que o Cavaco-comentador comenta os outros Cavacos como se não houvesse consequência dos comentários.
No plano do concreto, existirá uma vulnerabilidade preocupante no sistema informático de Belém que só foi avaliada ontem, depois de eleições. Porquê a espera???
Na realidade, Fernando Lima foi frito sem ninguém aparentemente ter falado em escutas!!!
Get it? Neither do I!
Em resumo, foi um dia feliz para os monárquicos da Nação.

Senado de Aveiro

A partir de agora, o Enguia Fresca vai ter um ilustre senador no Senado de Aveiro. A avaliar pelos posts do Jorge Greno no Enguia (que, certamente, irão continuar), vai ser muito interessante seguir as sessões do novo Senado.
Um abraço Jorge!

terça-feira, 29 de setembro de 2009

O Senado de Aveiro

Um novo blog para o qual procurarei dar alguns contributos.

Coincidências!?

Um dia, após, o resultado eleitoral histórico do CDS, voltam à carga com o negócio dos submarinos!?
Não acredito em coincidências... Parece que o Paulo Portas se tornou incómodo!

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Missing in action

Há um blog que normalmente é actualizado todos os dias, várias vezes ao dia.
De repente, abruptamente, ficou em silêncio.
Esperemos que não seja nada de grave.

Fomos promovidos!

É com imenso orgulho que se informam os leitores de Enguia Fresca que este blog passa a ter representação parlamentar.
Parabéns Raul.

Votos de bom trabalho e cá esperamos pelas crónicas do Parlamento.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

O exemplo devia vir de cima

A RTP1 passou, pelo menos no Jornal da Tarde, reportagens com alguns líderes partidários para mostrar uma sua faceta menos conhecida dos espectadores.
Vi apenas as que tiveram como protagonistas Jerónimo de Sousa e José Sócrates e ouvi o locutor dizer que Manuela Ferreira Leite não aceitou o convite que lhe foi feito.
Vem isto a propósito de algo que me parece inaceitável numa figura pública, no caso presente, da área política, e que é o facto de JS e JS não usarem o cinto de segurança quando filmados em viagem nos seus carros.
No caso de Sócrates, foi dado relevo ao facto de ele não aceitar que o seu motorista ultrapasse os limites de velocidade, mas a jornalista, "esqueceu-se" do detalhe do cinto.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Fim de campanha - 1ª parte

Estamos a 24 horas do fim da campanha eleitoral.
Uma campanha que pela primeira vez as redes sociais desempenharam um papel importante, dando-nos a conhecer em tempo real as actividades, reacções e imagens do que se ia passando no terreno.
Foram 2 semanas em que os partidos que assumidamente partiram com esperança na vitória eleitoral, embarcaram num TGV rumo a Espanha e pouco ou nada nos disseram sobre como pretendem tirar Portugal da crise.
Foram duas semanas em que os partidos de esquerda se dividiram entre a demagogia de pacotilha ou cassete do costume numa época em que o CD já é quase passado.
E foram duas semanas em que o CDS apresentou com clareza as suas ideias, as quais pouca contestação tiveram, pois está visto que mais ninguém pensou a sério na solução para um melhor Portugal no futuro.
Temos consciência que o CDS (ainda) não é um candidato a discutir vitórias eleitorais a nível nacional. Mas aquilo que a campanha mostrou foi uma adesão cada vez maior às ideias que defendemos.
Domingo chegarão os resultados.
Confio que a mensagem passou. E aguardo que os resultados o confirmem.
Até lá ainda vai haver tempo para gastar os últimos cartuchos de campanha e para um merecido dia de repouso para todos quantos deram o corpo ao manifesto ao longo deste período.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Saúde

A propósito da distinção que o cirurgião Eduardo Barroso foi alvo em Pequim, vi, num canal de televisão que não posso precisar, os lamentos do médico quanto às exigências a que os profissionais da sua equipa estão obrigados, nomeadamente em fazer as famosas urgências de 24 horas como qualquer outro profissional da área da medicina.
Julgo que não há ninguém, em nenhuma profissão, que consiga trabalhar 24 horas consecutivas mantendo os mesmos níveis de concentração e de eficácia. Mas também nunca ouvi a Ordem dos Médicos ou os sindicatos da classe a manifestarem-se contra este aspecto.
Voltando ao caso em apreço.
Se a equipa de Eduardo Barroso é verdadeiramente especialista em cirurgia e transplantes hepáticos, fará algum sentido que os seus elementos tenham de prestar serviços de cirurgia geral?
Qual é o receio de se assumir a excelência, como parece ser o caso, criando um estatuto especial adequado à situação?
Lamentavelmente, não me pareceu ouvir qualquer opinião da Ministra da Saúde relativamente a esta situação, ao contrário do que fez, recentemente, a propósito do hospital sem camas de Seia.
E foi pena, pois gostava de saber se o serviço é realmente tão bom como se diz e, sendo assim, qual a razão pela qual esta situação acontece.

Paulo "O Poderoso"

"Segundo foi noticiado na imprensa, o CSM deliberou congelar a atribuição de nota de muito bom ao juiz Rui Teixeira até que haja uma decisão final sobre o pedido de uma indemnização ao Estado por parte do antigo ministro socialista Paulo Pedroso, ex-arguido no processo Casa Pia.A decisão foi suscitada por três vogais do CSM designados pelo Parlamento por indicação do PS."

Isto é inacreditável!
O Dr. Rui Teixeira é um herói! Suportou as pressões, as ameaças de um caso que envolve "gente tão importante", sem nunca vacilar. Manteve-se calado, apesar de saber que não podia acusar os arguidos por todas as atrocidades cometidas. Acabou por ser afastado do caso. Agora, o PS arranjou uma forma ignóbil de se vingar, e se isto fizesse jurisprudência não faltariam por ai juízes com as notas congeladas.
Porque é que o Dr. Rui Teixeira tem de esperar até que saia a decisão final sobre o pedido de indemnização ao Paulo Pedroso!?
Entretanto, tarda a decisão sobre o processo Casa Pia e as verdadeiras vítimas caem no esquecimento.
Isto não é "asfixia democrática"mas apenas o sinal de que a nossa democracia chegou ao fim, se é que alguma vez existiu.

A falta que lhes faz a concorrência

Segundo esta notícia do Expresso, a Sociedade Ponto Verde, que, por decisão estatal tem o monopólio da reciclagem dos lixos em Portugal, está à beira da falência.
Pena é que nunca tenha sido dada oportunidade a outros operadores de concorrerem com a SPV. Talvez a situação actual fosse diferente.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Dia sem carros

Hoje é o Dia sem Carros (como é óbvio, ninguém deu por isso)
As actividades relacionadas com este dia, que há meia dúzia de anos bloqueavam por completo a cidade de Aveiro (e outras), para que alguns pudessem disfrutar o centro da cidade, cairam no esquecimento.
E se em Lisboa e no Porto ainda se continuam a proporcionar borlas nos transportes públicos neste dia (pudera, com o que as empresas de transportes recebem do Estado, bem que podem oferecer estas benesses ao povo), não haverá muito mais para além disto.
Mas será que já alguém fez as contas ao custo do transporte público ser gratuito? Sempre. Permanentemente. E de qualidade.
Que resultados traria para a vida nas cidades?
Certamente que os custos operacionais dos transportes aumentariam um pouco, pois um autocarro cheio gastará mais do que um vazio, mas os custos de pessoal e de manutenção seriam praticamente os mesmos.
E quais as receitas que uma medida destas poderia trazer à sociedade?
Certamente que com transportes grátis e de qualidade, a opção de deixar o carro em casa iria aumentar exponencialmente. Logo, o consumo de combustíveis iria diminuir e, por consequência, a qualidade ambiental aumentaria.
E, quem quisesse usar o seu carro particular, teria, neste caso, de pagar para entrar nas cidades e para estacionar.
Mas também o número de horas de trabalho "perdidas" no trânsito iria diminuir.
Como é que estes dois aspectos poderiam compensar o ligeiro aumento de custos e a diminuição de receitas dos operadores de transportes?
Dificilmente o fariam em termos directos e objectivos. Mas, a médio prazo, talvez pudesse vir a compensar no aumento da qualidade de vida das populações.
Haja alguém que tenha a coragem de experimentar. Não um dia, mas um mês, por exemplo. E assim já poderá haver um modelo real para analisar mais aprofundadamente.
Uma última palavra para a fotografia deste post. Saudades dos tempos do Colégio dos Carvalhos e dos autocarros da UTC de Domingo e 6ª feira.

Outono


Começa hoje o Outono.
Nada de anormal. É sempre assim todos os anos.
Altura de começar a arrumar a roupa de Verão e a tirar os agasalhos da naftalina (ou de tirar o cheiro da naftalina dos agasalhos)!
Mas, como este ano o Outono começa com temperaturas quentes (26º em Aveiro no momento em que estou a escrever), surgem de imediato os profetas da desgraça a falar de alterações climáticas.
Não nego que o tempo mudou. Mas, se calhar, a mudança climatérica é uma constante, nós é que, ao longo da nossa vida, apenas nos apercebemos de uma pequena parte daquilo que ocorre.
A propósito destes dias quentes, lembro-me, nos tempos em que as aulas começavam em 7 de Outubro e acabavam a 9 de Junho, de ir passar uns dias à Beira Alta durante as vindimas. E que calor fazia nessa altura.
Os jornalistas é que não sabiam disso ou então tinham outros temas para tratar.

domingo, 20 de setembro de 2009

Low Anthem

Momento para partilha de uma descoberta recente. Estes magníficos Low Anthem são a novidade mais interessante da East Coast, com momentos a lembrar Cowboy Junkies, mas, ainda assim, plenos de individualidade e caracter. A seguir com interesse... Relax and enjoy!

sábado, 19 de setembro de 2009

Estes americanos, de vez em quando, são loucos


Em Nova Iorque estão a pensar proibir os fumadores de fumarem nos parques da cidade!
Qual será o objectivo da medida?
Provavelmente proteger a saúde dos fumadores (activos) pois não me parece que ao ar livre os fumadores passivos possam ver a sua saúde prejudicada pelo fumo dos poucos fumadores que ainda restarão por aqueles lados.
Mas, se o objectivo é verdadeiramente a saúde dos nova-iorquinos, não seria muito mais útil para todos eles proibir a circulação automóvel, os sistemas de aquecimento e de ar condicionado, a publicidade luminosa, etc, etc?
Já agora, por que é que o Sr. Bloomberg, para demonstrar a sua coerência com a medida que pretende por em prática, não toma igualmente a decisão de banir da sua empresa toda e qualquer informação relativa a empresas cujo negócio tem que ver com o tabaco?
Assim já a bota passava a dizer com a perdigota...

Viagens


Sócrates foi de Paris a Bruxelas de TGV.
Quantas vezes já foi de Lisboa ao Porto (ou Coimbra ou Aveiro ou Braga) de Alfa Pendular?
E, já agora, todos os jornalistas que o acompanharam foram convidados por quem?
Pelo Governo?
Pelo PS?
Ou terão pago o bilhete do seu bolso e tiveram a sorte de ir todos na carruagem do Primeiro-Ministro?

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Telhados de vidro

Diz o ditado popular que quem telhados de vidro não deve atirar pedras aos outros...
Vem isto a propósito deste post publicado no blog de Raul Martins a propósito de uma viagem dos idosos de Aveiro a Fátima, organizada pela Câmara Muncipal de Aveiro.
Não sei se o apelo ao divino em período eleitoral através deste tipo de organizações fará alguém mudar a sua ideia quanto ao sentido de voto. Tenho também alguma dificuldade em classificar estas viagens, em período eleitoral ou fora de ele, como algo prioritário para o desenvolvimento do concelho e dos seus habitantes.
Agora o que tenho a certeza é que há mais Câmaras Municipais a usar a mesma estratégia nesta altura pré-eleitoral, inclusivamente Câmaras que são governadas por um partido que, legitimamente, se designa de laico.
Bastou uma rápida pesquisa no google, e imediatamente surgiu uma notícia sobre as viagens organizadas pela Câmara de Baião (PS) ao Santuário de Fátima. E, com uma pesquisa mais aprofundada, descobrimos mais exemplos do género.
O que acham deste? Não será a notícia mais actual, mas, pelo vistos, em 2003 e 2004 não era pecado organizar viagens a Fátima.
Será que o Presidente da Concelhia de Aveiro do PS enviou ao seu camarada de Baião uma nota a reprovar tal atitude? Com a coerência que se lhe reconhece, certamente que sim...

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Aveiro à média luz


É vergonhoso o serviço (!) prestado pela EDP na manutenção da iluminação pública na cidade de Aveiro.
Entrando pela circular de Esgueira, a nova rotunda tem metade das lâmpadas apagadas. A Rua de Viseu idem. E percorrendo a cidade a situação não difere muito.
No site da EDP existe um link para reclamar problemas com a iluminação pública. Fiz a experiência de reclamar, recebi de imediato um mail com a confirmação de recepção e até um telefonema para confirmar a localização. Pena é que passado mais de um mês, ainda esteja tudo na mesma.
Quem tiver oportunidade compare com o que se passa no Porto (Foz), onde, para além de as lâmpadas cumprirem bem a sua função, é utilizado um tipo de lâmpada completamente diferente e que ilumina bem as ruas.

UMA BOFETADA DE LUVA BRANCA

Na 5ª feira passada, Filipe Pinhal, ex-presidente do BCP, deu ao Jornal de Negócios uma entrevista de promoção ao lançamento do livro que publica hoje, na qual dizia ter sido vítima inocente de uma conspiração manipulada na sombra pelo "Capitalismo de Estado e o Capitalismo de Familia, concorrentes directos do BCP" (sic). Instado a revelar se se referia ao BES, Pinhal escusou-se a responder, dizendo "o que escrevi está escrito. Quem quiser lê e interpreta. Se quisesse escrever tê-lo-ia escrito".
Com é bom de ver, Pinhal é de uma grosseria primária e de um descaramento atroz, se não fora hilariante.
Evidente é também que Pinhal continua a servir de pau mandado de quem permanece na sombra.
Hoje, Ricardo Espirito Santo Salgado responde áquela acusação velada através de carta publicada no mesmo jornal, e no dia do lançamento do livro de Filipe Pinhal.
A carta de Ricardo Salgado é uma autêntica bofetada de luva branca, magistalmente redigida com elevação e dignidade, inteligência e subtileza. Ricardo Salgado sempre me pareceu um Senhor. E o que parece é.
Eis aqui alguns trechos da resposta sublime que o banqueiro do BES endereçou a Pinhal e a quem este faz de office boy:
«(...) É de saudar que finalmente comecem a sair da sombra em que se acobertaram os protagonistas e autores de um circo mediático, que transformou uma indiscutível e respeitável história de sucesso, várias vezes elogiada por mim publicamente, numa lamentável comédia que destruiu a um nível sem precedentes o valor do banco que geriram; que pôs em causa a credibilidade do sector e do País; e que envergonhou todos aqueles que empenharam as suas vidas e o seu património numa profissão que faz da discrição e do sigilo, da contenção e da prudência, da fidelidade e do dever fiduciários, uma sagrada regra de vida.
(...) De facto o Dr. Pinhal pretende resgatar a honra perdida à custa da honra e da integridade de pessoas e de instituições que identifica sem nomear num exercício de cobardia e de hipocrisia.
A tese que percorre a entrevista asssenta no pouco que diz e no muito que promete vir a dizer e resume-se ao seguinte:
O quase colapso do BCP e a desonra do escriba deveu-se a uma conspiração tecida entre o Governo e a família Espírito Santo com o concurso de Reguladores adormecidos e tendenciosos e accionistas ávidos de conquistar um poder maior do que lhe caberia no quadro accionista.
É certo que não refere expressamente a Família Espirito Santo porque a todos toma por parvos(....). Mas não há ninguém que lendo o texto não veja o dedo apontado ao Banco Espírito Santo como um dos mandantes da execução sumária na praça pública e que o autor se confessa vítima inocente.
Nunca na sua história centenária o BES foi alvo de tão rematada calúnia e de tão baixa vilania. (....)
O Dr. Pinhal não precisa de inventar uma conspiração para explicar o terramoto do BCP. Toda agente sabe que foram as más opções e poventura as más práticas que destruíram a liderança e a coesão sem as quais qualquer projecto em qualquer sector está condenado á ruína.
O Dr. Pinhal procura no escuro aquilo que está á luz do sol e ao alcance de todos.
Há culpados na destruição de valor de um grande Banco? Com certeza que há e toda a gente sabe que os seus nomes constam das listas dos Órgãos de Governo Societário e dos registos de Accionistas do seu próprio Banco.
Perante esta evidência e com o objectivo de obter o resgate do seu nome culpa outros dos erros, má fortuna, simulação, falta de verdade e franqueza, que foi a imagem de marca e e impressão digital que deixaram no processo do BCP muitos dos que constituíram os seus Órgãos Sociais. Entre eles, obviamente o Dr. Pinhal que
- onde devia responder, interroga-se
- onde devia culpar ameaça
- onde devia falar claro, disfarça e fala por enigmas
A forma leviana como se pronuncia e acusa sobre um assunto de tal gravidade mostra bem que se pode passar uma vida inteira numa profissão e passar ao lado do que são os seus valores essenciais. Talvez isto explique muitas das coisas que hoje estão sob escrutínio na História do BCP.
Não me cabe defender os Reguladores nem o Governo com quem o autor aproveita a Campanha Eleitoral para ajustar contas. O BES nunca andou a comprar participações noutros bancos para impor soluções de aquisições mais ou menos hostis. O BES cresceu, como é sabido, por via orgânica. (....)
As causas do que aconteceu ao BCP e a si próprio deve o Dr. Pinhal procurá-las na sua consciência e nas práticas de muitos com quem partilhou o pão, o trabalho e os prémios durante dezenos de anos.
(...)
Tem dúvidas o Dr. Pinhal que a documentação que alimentou a quase destruição do Banco veio a público pelas mãos daqueles com quem esteve ombro a ombro na Administração do Banco ? Sabe o Dr. Pinhal onde estão esses responsáveis? Muitos estão entre aqueles que solidariamente o acompanham com votos e abraços no lançamento do seu livro.
Neste País em que a ambição foi substituída pela inveja é corrente tentar manchar o sucesso dos outros pela nódoa da suspeição e da dúvida.
O Dr. Pinhal achou que a teoria da conspiração o absolveria das suas responsabilidades e lhe restituiria a honra perdida,
Enganou-se, mais uma vez, no caminho que escolheu. (...)
Ao contrário do que é costume nestas andanças, no BES não vai pedir inquéritos nem vai perseguir judicialmente o Dr. Pinhal. Não é preciso. Ele encarregou-se de escrever por sua própria mão a pior condenção que um profissional pode fazer não apenas dos seus erros recentes mas de todo um percurso de vida.
Ricardo Espirito Santo Salgado»
Palmas!!

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Wall Street


Um ano depois do Setembro negro que abanou o mundo, Wall Street apaga lembranças do Lehman Brothers e quejandos e segue em frente.
Os executivos da Morgan Stanley não se poupam nos bonus, e o ambiente geral é de muito dinheiro e muito risco. Á primeira vista, pouco ou nada mudou na febril Wall Street. Vale a pena ler o artigo de hoje do LA Times aqui.
Entretanto, Obama procura criar e viabilizar um pacote de regulação que consiga o difícil equilibrio de evitar desmandos e descalabros como o que recentemente vivemos, sem contudo preverter a liberdade que está subjacente ao bom funcionamento do mercado. Mais uma difícil tarefa para Obama...

Late in the evening Sunday bluzzzz...

E agora, para algo completamente diferente... Blues electrizantes os destes Dead Weather, modernos e interessantes; uma recém-descoberta. A ouvir e seguir com atenção, que o resto da obra também é de alto calibre. Enjoy!

domingo, 13 de setembro de 2009

Campanha eleitoral

Ao iniciar-se um mês de campanha eleitoral, não quero deixar passar a ocasião para umas palavras sobre o assunto.
Felizmente tenho amigos em praticamente todos os quadrantes políticos. Naturalmente que uns irão ganhar e outros perder. Em alguns casos serão mesmo adversários directos.
Seria cínico da minha parte desejar felicidades e sucessos a todos quando, como é sabido, tenho uma opção partidária definida e conhecida e aposto no melhor resultado possível para o CDS. Mas tenho a certeza que todos irão dar o melhor de si pelas causas que defendem e julgam mais justas. E tenho igualmente a certeza que passado este mês de campanha eletoral nos continuaremos a encontrar à mesa do café ou do restaurante e a trocar ideias sobre o que achamos que melhor sirva o desenvolvimento da nossa cidade, região ou país.
A todos, votos de bom trabalho.

sábado, 12 de setembro de 2009

DEBATE SÓCRATES / FERREIRA LEITE


Sócrates começou este debate a dar-se ares de superioridade citando frases feitas, uma de um "grande general" que não nomeou, e outra de Abel Salazar, que citou erradamente (seria bem "Quem só sabe de Medicina, nem de Medicina sabe").


Mas não conseguiu os seus intentos, pois MFL não se deixou intimidar, e respondeu-lhe sempre taco-a-taco, de forma incisiva e muito clara.


Desta vez, MFL apresentou uma discurso mais fluente, e muito bem preparado. Manteve a sua postura séria ao longo do debate, e calmamente soube responder a Sócrates, corrigindo e desmontando as afirmações deste. Descreveu os conteúdos chave do seu programa, e explicou com clareza as suas posições, especialmente nos temas SCUT, Segurança Social e Saúde que Sócrates insistia em usar para distorcer as razões e intenções de MFL.


Gradualmente, Manuela Ferreira Leite conseguiu esvaziar a postura altiva de José Socrates, e até lhe deu algumas alfinetadas certeiras, que o deixaram visivelmente incomodado e sem resposta, como sucedeu quando MFL explicitou que a reforma da Segurança Social levada a cabo por este Governo PS assenta na redução do valor das futuras pensões de reforma, para níveis próximos de 50% do salário bruto do momento da passagem á situação de reforma. Sócrates nem soube responder e preferiu falar do complemento solidário para idosos.


MFL venceu claramente e com distância este debate. No final, Sócrates já sabia que não ganharia....

Carros, gabinetes, telemóveis & Ca. Lda.

Muita tinta tem sido gasta nos últimos dias pelo facto da Dra. Manuela Ferreira Leite ter usado um carro do Governo Regional da Madeira na deslocação a este arquipélago.
Acresce a este caso a deslocação do Secretário de Estado da Saúde a Aveiro para participar num debate, utilizando o carro oficial e, notícia de hoje, o facto de José Sócrates ter estado no Palácio de S. Bento a preparar o debate de hoje.
Todos estes casos são, na minha opinião, pura palermice.
Reconheçamos todos, sem excepção, que um governante ou um autarca, que se recandidata ao seu lugar, não vai deixar o cargo para o qual foi eleito para ser candidato, sob risco de o Governo ou as Autarquias pararem nas últimas semanas antes das eleições.
Deixemo-nos todos de tretas e denunciemos a tão habitual duplicidade de cargos, normalmente sob a capa de Fulano de Tal, na sua qualidade de líder partidário, etc...
Se um Primeiro-Ministro, seja ele qual for, estiver num acto partidário e houver uma catástrofe ou uma situação anómala, alguém criticará que ele, desde o local onde se encontra, comece de imediato a tratar da situação?
Julgo que após 35 anos de democracia é tempo de sermos todos honestos e reconhecermos com naturalidade que estas situações ocorrem, são comuns, e não criam vantagem nenhuma a quem ocupa esses cargos.
A alternativa para esta situação é que um qualquer titular de um cargo político seja obrigado a suspender o seu mandato se for recanditato numas quaisquer eleições.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Taxa de inflação


Hoje acordámos com a notícia de que em 2010 as rendas de casa não vão subir pois a taxa de inflação que é usada como índice para o cálculo da subida das rendas foi 0%.
Não sei que taxa de inflação é essa, mas estou convencido que, naquilo que diz respeito directamente aos custos de manutenção de uma casa por parte de um senhorio, os preços pagos hoje pela água, electricidade, seguros, manutenção de elevadores, serviços de limpeza ou gestão de condomínios são certamente mais elevados do que aqueles que vigoravam há um ano atrás.
Parece-me pois que esta medida, quer pelo alcance que tem, pois há muito mais inquilinos do que senhorios, quer pela data em que é anunciada, é mais uma medida que pretende trazer benefícios ao governo e ao partido que o apoio, a apenas 3 semanas das eleições.
Por outro lado, também hoje fomos brindados com a notícia que o preços das inspecções obrigatórias aos veículos automóveis subiu.
Justificação para esta medida?
Nem mais nem menos do que a taxa de inflação...
Aqui, a taxa de inflação já não é 0%.
Não seria bom alguém explicar, como quem explica a uma criança da 4ª classe, quais os critérios para esta discrepância, e, já agora, que mostrasse a todos aqueles que se interrogam sobre o assunto, os critérios de cálculo para um e outro caso?
Os portugueses certamente que agradeceriam essa transparência na governação.

In memoriam 9/11

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Medida eficaz

Como ponto prévio, informo desde já que não é meu costume comprar livros que procurem explicar processos policiais ou judiciais. Para me entreter com algo parecido, prefiro um bom policial.
Vem isto a propósito da notícia desta tarde sobre a proibição da venda e recolha dos exemplares ainda à venda do livro de Gonçalo Amaral sobre o chamado "Caso Maddie", decretada pelo Tribunal.
Confesso que não consigo perceber o alcance prático de uma medida destas.
O autor do livro certamente que já recebeu os seus direitos relativamente à obra que escreveu.
A editora já terá igualmente recuperado o investimento efectuado com a produção e distribuição da mesma.
As livrarias serão, aparentemente, as únicas atingidas com esta medida, pois compraram um produto vendável e alguém decidiu que o mesmo devia ser proibido.
Será que o Tribunal equacionou tudo isto?
Parece-me bem que não.
E quem comprou e já leu o livro? Também vai ter de o devolver?
O que é que o Tribunal dirá sobre o assunto?
Enfim, fica este caso como mais um triste exemplo da forma de actuar da justiça em Portugal.

Late in the evening tuesday bluzzzzz...

BB King e a sua Lucille, no vocals, que já nos chega de vozearia do dueto de hoje. Para relaxar antes do sono. Nighty night...

terça-feira, 8 de setembro de 2009

DEBATE SÓCRATES / LOUÇÃ

Desta vez, Sócrates mostrou que ainda domina a arena política, e que sabe adaptar muito bem o seu discurso ás circunstâncias.
Hoje, Sócrates teve o mérito de desmascarar Louçã e os seus extremismos marxistas, evidenciando o afã bloquista de nacionalizar a banca, os seguros e a energia, e de eliminar os beneficios fiscais dos PPR, bem como as deduções das despesas de educação e saúde no IRS. Por contraste com o programa do Bloco, Sócrates fez o PS parecer o paraíso da moderação e o bastião da classe média conservadora.
Sócrates jogou muito bem desde o início, afirmando logo na sua 1ª intervenção que a escolha dos Portugueses se fará entre PS e PSD, entre esquerda e direita.
E durante o debate seguiu o mote: à sua esquerda apelou ao voto no PS; ao eleitorado do centro e centro-direita mostrou a sua moderação por contraste com as propostas radicais do Bloco.
A esperteza de Sócrates esteve em usar as alíneas marxistas do programa do Bloco de Esquerda para escandalizar o eleitorado do centro-direita, evidenciar a faceta mais conservadora do PS e cativar votos á direita, no eleitorado do PSD.
Louçã foi apanhado de surpresa pela estratégia de Sócrates e não teve reacção á altura.
Já não será feroz, mas Sócrates ainda é um animal político.....

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Prémio: O Pedro Santana Lopes é que era mau primeiro-ministro


Jorge Sampaio esteve com os seus camaradas socialistas na convenção so último fim de semana. Em declarações ao canal público, disse com entusiasmo mal contido: "vocês sabem que sou destas lides!".
Claro que sabemos Dr. Jorge Sampaio! Então não sabemos?

A farsa


Não se trata de defender Carlos Pimenta, que não precisa, trata-se de falar sobre os vícios que o PS não consegue largar. Em plena convenção nacional manipula informação e usa abusivamente a imagem e nome de outros para tentar adicionar um ou outro voto. Lamentável.
Infelizmente, este não é o primeiro mau governo que temos. Mas, este é o primeiro mau governo que usa e abusa da mentira como forma de fazer política. Devem ser escassos os portugueses que ainda acreditam numa palavra de Sócrates e do seu governo. O PS criou um país virtual e bem governado que substitui o pais real que o governo teima em desgovernar. O país real é um incómodo que o PS se apressa a negar e silenciar; o paí virtual é vendido novinho em folha por um primeiro-ministro cuja eficácia se confunde com a convicção com que vende as ilusões mais desbragadas.
O episódio Pimenta é só mais um tique da compulsão para a mentira, para o aproveitamento tosco, sintoma de um enraizado sentimento de impunidade.
Nestes momentos espero que Marley estivesse certo quando gritava: "You can fool some people some time, but you can't fool all the people all the time."

domingo, 6 de setembro de 2009

O DEBATE MFL - LOUÇÃ


Manuela Ferreira Leite enfrentou Louçã com determinação e com auto-confiança. Sempre bem disposta e sorridente. Mas, em temas fulcrais como a Segurança Social ou o SNS, MFL perdeu-se em considerações laterais e não conseguiu expor as linhas mestras do seu programa. Neste debate faltou a MFL capacidade de síntese e objectividade para focar os pontos essenciais do seu programa em cada cada questão colocada. Deixou-se interromper por Louçã demasiadas vezes, quebrando a consistência do discurso e dispersando-se.
Nas suas respostas, MFL falou apenas para os que já são partidários do PSD, e só para aqueles que já conhecem muito bem o seu programa e já lhe deram o seu voto.
Não conseguiu usar este tempo televisivo para divulgar o seu programa, expor as suas ideias principais, passar a sua mensagem.
Sócrates já não vai lá.
Mas MFL ainda pode fazer melhor!!

sábado, 5 de setembro de 2009

Queirosiano


O Queiroz sisudo, era um realista.
O Queiroz risonho, é um idealista... só que idealiza sempre algo pior do que aquilo que tinha idealizado uma hora antes.
Nomes iguais e tanta diferença.


quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Alguém me explica...


O objectivo de qualquer empresa é maximizar a facturação e consequentemente os lucros.
Numa estação de televisão, a facturação é dada pela publicidade angariada, a qual tem uma relação directa com as audiências desse canal o de um programa em particular.
Na TVI, o Jornal Nacional de 6ª feira é o bloco informativo que tem sistematicamente maior audiência.
Logo, uma administração "normal" deverá fazer tudo para que o telejornal de 6ª feira mantenha o mesmo nível de audiências e que os dos restantes dias aumentem a sua audiência para maximizar as receitas da estação de televisão.
Na TVI não é assim.
Segundo a declaração da sua administração, suspende-se o Jornal Nacional de 6ª feira "com o objectivo de homogeneizar e reforçar a consistência do Jornal Nacional ao longo de toda a semana".
Após uma decisão destas, não deveria a administração da TVI ter sido despedida?

A propósito de nada...


We know what you did this summer...

Sócrates é bom amigo de Chavez, mas esclarece com afã e ternura que o seu melhor amigo é Zapatero. E é vê-los em permanente troca de piropos e solidariedades.
A Prisa, dona da TVI, é sem segredo um dos braços armados do PSOE de Zapatero; e Zapatero tanto deve aos amigos da Prisa... Se calhar tanto, como os amigos da Prisa devem a Zapatero. É que nestas coisas os balanços tendem a equilibrar-se a bem da manutenção da boa amizade.
Depois, há uma empresa da Prisa, a TVI, que insiste em maçar com verdades inconvenientes o melhor amigo de Zapatero. O resultado está á vista!
A três semanas de eleições, o periclitante Sócrates recebe uma mãozinha dos amigos da grande família socialista. Fez muito estardalhaço, é certo, Manuela Moura Guedes é mais indómita do que Fernando Charrua, mas a escola vem de longe.
Ao ver este modus operandi continuado, lembro-me de mais uma frase de mais um filme: "These guys, you now, they're all good fellas".

UM TIRO NO PÉ


Por razões alegadamente "económicas" a PRISA ordenou á TVI que prescindisse do Jornal Nacional de Manuela Moura Guedes, logo por coincidência um dia antes de serem emitidas reportagens sobre o caso "Freeport" com provas documentais eventualmente prejudiciais para a imagem de Sócrates e do Governo.

Quando até Azeredo Lopes o "controller" socialista ao serviço na ERC vem dizer que esta decisão é "absolutamente inaceitável e de uma total ausência de sentido de oportunidade com uma consequência objectiva de interferência num processo eleitoral a decisão que foi hoje tornada pública e tomada pela administração da TVI", é evidente que o Governo foi longe demais, e deu um tiro no pé.

Um erro que Sócrates pagará caro daqui a 3 semanas.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Debate Sócrates / Portas


Portas levou Sócrates á exaustão ..... por várias vezes, sem que Sócrates tenha conseguido abrandar Portas.
Paulo Portas logrou o feito de amachucar um pouco o EGO desmedido de Sócrates.
Gostei!

FIM

Tenho para mim que “tudo o que começa tem que ter um fim”.
É assim com a vida, com os projectos, pessoais ou profissionais, com algumas amizades que “trilhamos” por engano, enfim, é assim.
E também assim é com a minha participação no Enguia.
Foi boa e gratificante enquanto foi boa e gratificante; deixou de o ser e, por isso mesmo, sem qualquer tipo de nostalgia de tempos passados ou ainda presentes, coloco aqui um fim à minha participação neste projecto colectivo, do qual (que me perdoem todos os outros que considero por igual) gostaria de destacar o Raul Almeida e o Jorge Greno.
Ao deixar o Enguia Fresca, deixo também uma “casa” que ajudei a construir e que considerava um pouco minha; custa, mas está na altura.
Para ti, Raul, um Abraço, de amizade e a certeza de que continuarás acutilante e observador.
Para ti, Jorge, estou certo de que nunca deixaremos de nos encontrar, por aí.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Paulo Teixeira Pinto

Gostei muito de ler a entrevista que Paulo Teixeira Pinto deu ao Weekend Económico no passado fim semana, em que, abordando uma multiciplicidade de assuntos diversos, deu a conhecer um pouco da sua face pessoal e mais recôndita: descobre-se alguém muito lúcido, com personalidade vincada, equilibrado, mas no fundo, triste.

Transcrevo aqui alguns trechos da entrevista que vale a pena ler:

Sobre a perda da sua fé:

«Há coisas na vida que funcionam quse como aquele rio que deixamos de ver porque nos aproximamos de um monte. Quando passamos esse monte e vemos água mais á frente sabemos que é o mesmo rio. Não sei se voltarei a ver esse rio. Sei que a minha relação com a religião foi um princípio fundamental de vida, mas já não é a mesma. Não sei dizer se será definitiva. "Nunca" e "sempre" são palavras que procuro utilizar com muita parcimónia.»

Sobre o seu divórcio:

«Tenho (…) presente a posição da Igreja sobre o divórcio mas tenho, também, presentes as palavras do Evangelho sobre quem julga os outros. Nunca fui um julgador da vida intima das outras pessoas.

Senti que muitas pessoas mudaram o seu comportamento em relação a mim. Não fiquei magoado por mim, fiquei desiludido por elas. Mas já sabia que a vida é mesmo assim.(…)

A minha medida para a vida é que ainda é a mesma: "Vive e deixa viver". A vida própria é suficientemente intensa para não precisarmos de viver a vida dos outros.»

Sobre a felicidade:

«A felicidade não se mede com graus comparativos. É um apelo do coração que é feito na diagonal e é comum a todos os homens, mesmo os que não o sabem. Depois podem chamar-lhe talento, glória, conhecimento, respeito, vaidade. No fim de tudo isso o que se procura chama-se felicidade. Tive na vida um embate de tal forma trágico que todas as outras coisas têm agora, uma dimensão mais relativa.»

Sobre Manuela Ferreira Leite:

«É indubitavelmente uma pessoa com grande capacidades humanas, uma grande noção de serviço publico e com capacidade afirmativa. Desejo que faça o melhor nestas circunstâncias politicas.»

Sobre o casamento dos homosexuais:

«Não me faz confusão, mas não creio que seja a melhor solução jurídica. O casamento por definição é um contrato entre duas pessoas de sexo diferente. Agora parece-me absurdo não reconhecer um estatuto de direito aos homosexuais (…). Não se trata apenas de não ser discriminatório. O que sucede é que não é o casamento a figura juridica para acabar com o preconceito e a discriminação, (…).»

Sobre a monarquia:

«Sou monárquico e presidente da Causa Real mas, antes de ser monárquico, sou português e sou também um institucionalista.

O rei personifica essa (900 anos de) História e projecta para o futuro essa comunidade de sonhos. Vejo muito mais o rei como representante popular do que como chefe de estado. (…)»

Sobre a "guerra" no BCP e a investigação criminal em curso:

«(…). Como lhe dizia há duas matérias, e a outra tem que ver com o que se passou internamente. (…) Mas basta tomar em consideração que foram contratadas agências de comunicação sem eu, enquanto presidente, estar envolvido. Está tudo dito sobre muito do que se escreveu.»

«É muito desconfortável. Apesar de não ter sido acusado do que quer que seja, sinto uma profunda revolta interior pelo vexame, pela falta de verdade e pela injustiça. Sobretudo por saber que não fiz nada de errado.»

Sobre os insucessos:

«São uma inevitabilidade. Há pessoas que dizem que não tem insucessos, não se arrependem de nada: ou não são lúcidos ou são mentirosos. Todos os dias a vida é um combate de sucessos e insucessos. Todos os dias por todas as frentes. Eu li, muito novo, um ditado árabe: " O que merece ser feito deve ser bem feito." A única medida bastante para fazermos as coisas é darmos o máximo. Não sou pessoa para ficar a meio das pontes. Ou fico do lado de cá ou do lado de lá.»

Memória


Evocam-se hoje em Gdansk, berço do Solidarnosc libertador, 70 anos sobre o inicio de um dos mais negros periodos da história. Em particular para os polacos, significou o horror nazi seguido do horror comunista.
Não esqueceremos!