terça-feira, 8 de setembro de 2009

DEBATE SÓCRATES / LOUÇÃ

Desta vez, Sócrates mostrou que ainda domina a arena política, e que sabe adaptar muito bem o seu discurso ás circunstâncias.
Hoje, Sócrates teve o mérito de desmascarar Louçã e os seus extremismos marxistas, evidenciando o afã bloquista de nacionalizar a banca, os seguros e a energia, e de eliminar os beneficios fiscais dos PPR, bem como as deduções das despesas de educação e saúde no IRS. Por contraste com o programa do Bloco, Sócrates fez o PS parecer o paraíso da moderação e o bastião da classe média conservadora.
Sócrates jogou muito bem desde o início, afirmando logo na sua 1ª intervenção que a escolha dos Portugueses se fará entre PS e PSD, entre esquerda e direita.
E durante o debate seguiu o mote: à sua esquerda apelou ao voto no PS; ao eleitorado do centro e centro-direita mostrou a sua moderação por contraste com as propostas radicais do Bloco.
A esperteza de Sócrates esteve em usar as alíneas marxistas do programa do Bloco de Esquerda para escandalizar o eleitorado do centro-direita, evidenciar a faceta mais conservadora do PS e cativar votos á direita, no eleitorado do PSD.
Louçã foi apanhado de surpresa pela estratégia de Sócrates e não teve reacção á altura.
Já não será feroz, mas Sócrates ainda é um animal político.....

2 comentários:

Francisco disse...

Foi a táctica típica de agitar o espantalhodos comunas q comem criançinhas, não achem é que a população seja assim tão estúpida.

É muito mais simples, claro, eficiente e justo acabar com benefícios fiscais (aquilo é quase preciso um doutoramento pa preencher as declarações...) e ter serviços públicos universais e gratuitos, gratuitos não só a nível de isenção de taxas, mas como muito bem disse Louçã, por exemplo no secundário fornecendo GRATUITAMENTE os manuais (aliás pq é q não tão na net em PDF?)

Francisco disse...

Bem até dava se soubesse quem eras... LOL

Sem empresários não há emprego? Porquê? Isso é um dogma, a humanidade tem 7 000 anos de história pensar que o actual modelo do pós guerra vai subsistir é pura ilusão... O programa do BE só peca por defeito.

A crise económica, ecológica e de migrações que vivemos vai obrigar a mudanças brutais do nosso quotidiano, quer queiramos quer não, é bom irmos procurando alternativas desde já.

Precisaremos sempre de iniciativa e gente com garra e criatividade, gente que diriga "empresas" no sentido em que tb os descobrimentos, por exemplo, foram uma empresa...