quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Telhados de vidro

Diz o ditado popular que quem telhados de vidro não deve atirar pedras aos outros...
Vem isto a propósito deste post publicado no blog de Raul Martins a propósito de uma viagem dos idosos de Aveiro a Fátima, organizada pela Câmara Muncipal de Aveiro.
Não sei se o apelo ao divino em período eleitoral através deste tipo de organizações fará alguém mudar a sua ideia quanto ao sentido de voto. Tenho também alguma dificuldade em classificar estas viagens, em período eleitoral ou fora de ele, como algo prioritário para o desenvolvimento do concelho e dos seus habitantes.
Agora o que tenho a certeza é que há mais Câmaras Municipais a usar a mesma estratégia nesta altura pré-eleitoral, inclusivamente Câmaras que são governadas por um partido que, legitimamente, se designa de laico.
Bastou uma rápida pesquisa no google, e imediatamente surgiu uma notícia sobre as viagens organizadas pela Câmara de Baião (PS) ao Santuário de Fátima. E, com uma pesquisa mais aprofundada, descobrimos mais exemplos do género.
O que acham deste? Não será a notícia mais actual, mas, pelo vistos, em 2003 e 2004 não era pecado organizar viagens a Fátima.
Será que o Presidente da Concelhia de Aveiro do PS enviou ao seu camarada de Baião uma nota a reprovar tal atitude? Com a coerência que se lhe reconhece, certamente que sim...

4 comentários:

Anónimo disse...

Não vejo onde está aqui o "telhado de vidro".
Pelo contrário, o autor deste post - por quem nutro sentida estima pessoal - acaba por involuntariamente(?) subscrever uma das principais críticas que se dirigem à CMA: é que, como se comprova do exemplo recolhido, Aveiro passou a estar hoje no campeonato dos "Baiões" deste país...
Sinceramente, Aveiro merece mais e, sobretudo, merece melhor.
Cumprimentos.

Jorge Greno disse...

Caro anónimo (e tenho pena de o tratar assim)
Penso que a minha posição está bem expressa no que escrevi.
Há certamente outras actividades que as CM's podem e devem fazer e pagar para proporcionar bons momentos e qualidade de vida a quem teve uma vida inteira de trabalho. Desportivas, culturais, educativas, etc.
Parece-me é que a forma como a crítica do RM é feita também pouca abona a favor dele. E, como de costume ao longo dos últimos anos, o PS é do contra mas não apresenta qualquer alternativa.

Anónimo disse...

Meu Caro:
Lá que o homem do PS se exceda nas suas basófias, não o contradigo, portanto, tudo bem.
Agora querer que o PS local apresente alternativas, eu pergunto:
Alternativas a quê?
É que, esta Câmara está imobilizada desde o dia que tomou posse,por isso, outro, ou outros, que vão para lá e se mexam nem que seja a arranjar o muro da Ria, junto à capitania, já faz mais que esta Câmara fez em 4 anos, ou estarei errado?

Jorge Greno disse...

Caro anónimo
Ser oposição é diferente de ser do contra.
Ser oposição significa, na minha opinião, se não se concorda com a opção A, ou se justifica bem que não se concorda e que não é possível encontrar uma opção B, ou se apresenta uma opção B, para que se discutam as vantagens e desvantagens de cada uma delas.
Ao longo dos últimos 4 anos (pelo menos nos 2 primeiros em que eu estive no executivo), foram raríssimas as vezes em que o PS apresentou qualquer alternativa
ou sugestão de melhoria aos temas em discussão.
E se nalguns casos até poderiam ter razão em alegar falta de tempo para estudar os assuntos, no caso dos pelouros que eu detive estou de consciência tranquila porque dava conhecimento prévio e pedia sugestões de melhoria às propostas que apresentava.
Por isso penso que uma mudança de atitude no próximo mandato, seja de que detém o poder, seja de quem pratica a oposição, é desejável para bem de Aveiro e dos Aveirenses.