sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Taxa de inflação


Hoje acordámos com a notícia de que em 2010 as rendas de casa não vão subir pois a taxa de inflação que é usada como índice para o cálculo da subida das rendas foi 0%.
Não sei que taxa de inflação é essa, mas estou convencido que, naquilo que diz respeito directamente aos custos de manutenção de uma casa por parte de um senhorio, os preços pagos hoje pela água, electricidade, seguros, manutenção de elevadores, serviços de limpeza ou gestão de condomínios são certamente mais elevados do que aqueles que vigoravam há um ano atrás.
Parece-me pois que esta medida, quer pelo alcance que tem, pois há muito mais inquilinos do que senhorios, quer pela data em que é anunciada, é mais uma medida que pretende trazer benefícios ao governo e ao partido que o apoio, a apenas 3 semanas das eleições.
Por outro lado, também hoje fomos brindados com a notícia que o preços das inspecções obrigatórias aos veículos automóveis subiu.
Justificação para esta medida?
Nem mais nem menos do que a taxa de inflação...
Aqui, a taxa de inflação já não é 0%.
Não seria bom alguém explicar, como quem explica a uma criança da 4ª classe, quais os critérios para esta discrepância, e, já agora, que mostrasse a todos aqueles que se interrogam sobre o assunto, os critérios de cálculo para um e outro caso?
Os portugueses certamente que agradeceriam essa transparência na governação.

Sem comentários: