quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Está explicado!


A onda de criminalidade que tem assolado o país não tem perturbado os portugueses que, confiantes no ministro Rui Pereira, percebem que é uma situação perfeitamente normal e que Portugal continua um país muitíssimo seguro.
Contudo, ao saber de mais dois crimes ocorridos esta noite, já depois do assalto de ontem a um carro-forte, não pude deixar de me pôr a pensar. Há sempre uma explicação para tudo e, humildemente, acho que já percebi. Lembram-se dos ultimos verões em chamas? Pois é, com o clima deste verão e a falta de mata por arder, não há incendiário que resista. Logo, estatisticamente, se compararmos o decréscimo do numero de fogos com a escalada do car jacking, a coisa deve ficar empatada. Mas o MAI, em face do aumento de assaltos violentos, da explosão de conflitos urbanos, da moda dos sequestros, já deve ter alterado o calculo estatistico e convertido o padrão de comparação para metros de mata ardida.
Assim, se compararmos o numero de assaltos e ocorrências violentas de 2008 com os metros de mata ardida em 2005, teremos uma evolução francamente positiva que, nas palavras do ministro, não nos deverá fazer baixar os braços mas, são resultados francamente encorajadores.

O problema é se o proximo verão aparecer com um clima assim de... verão. Com legislativas à porta, o grande-arquiteto só deve somar pedidos de chuva...

Sem comentários: