segunda-feira, 24 de março de 2008

DEUS EXISTE


Acredito sinceramente que fé e ciência não se opõe, antes, complementam-se. Aliás, podem ser poderosos aliados na descoberta do mundo que nos rodeia. Felizmente, cada vez mais, a ciência procura indagar os caminhos de Deus e a fé não vê a ciência como algo de demoníaco, contraditório e oposto aos dogmas e doutrina da Igreja.

Na vigília pascal, o cardeal-patriarca de Lisboa , a propósito dos 150 anos de Darwin, disse que evolucionismo e do criacionismo não são teses opostas.

Afinal parece que, racionalmente, recorrendo à ciência, é possivel provar a existência de Deus. Quem o fez foi o teólogo e Astrofísico polaco Michael Heller que sustenta a possibilidade de comprovar matemáticamente a existência de Deus. Com a sua tese, ele venceu um dos mais conceituados prémios internacionais de investigação: o prémio Templeton.

Os trabalhos mais recentes de Heller abordam a questão da origem do universo debruçando-se sobre aspectos avançados da teoria geral da relatividade, de mecânica quântica e de geografia não-comutativa."Ao questionar (a causalidade primeira) não estamos apenas a falar de uma causa como qualquer outra. Estamos a perguntar sobre a raiz de todas as possíveis causas", disse este teólogo, astrofísico e filósofo.

Heller rejeita a idéia de que religião e ciência são contraditórias. "A ciência dá-nos o Conhecimento, e a religião dá-nos o Sentido. Ambos são pré-requisitos para uma existência decente".

Sem comentários: