sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

PAGAR PARA TER FILHOS..


Enquanto nas sociedades europeias os governos legislam para incentivar os casais a ter mais filhos, na China continua a vigorar a lei do filho único que estabelece multas pecuniárias para os chineses que violem a proibição de ter mais do que um filho.

Só que, como também ali o comunismo já não é o que era, sucede que agora os chineses mais ricos podem pagar a multa prevista na lei do filho único, e portanto, têm dois e mais filhos ...

Uma pesquisa da Comissão Nacional da População e Planeamento Familiar mostrou que 10% dos ricos do país têm 3 filhos, o que é considerando uma "influência social negativa".

O jornal China Youth revelou recentemente que 60% dos chineses consideram injusto que os mais ricos tenham tantos bébés só porque podem pagar a multa estabelecida na lei do filho único.

€9.500,00 é o valor médio da multa paga por casais de Pequim por cada filho "extra" - montante que corresponde a 10 vezes o rendimento per capita da China.

A solução - entretanto preconizada - de penalizar os casais mais ricos com multas mais pesadas do que para os outros menos abastados, já foi considerada insuficiente e ineficaz pelas autoridades chinesas. Alguns organismos chineses defendem que o castigo por infringir a proibição do filho único tem de ser, além da multa, a publicação de uma lista humilhante de infractores para estes fiquem impedidos de aceder ao crédito, receber prémios e homenagens, e sejam submetidos á censura pública.

Por aqui se vislumbra como a China ainda está muito distante da liberdade e da democracia... e como os cidadãos chineses ainda são sujeitos a leis iníquas e degradantes.
Entretanto, o Governo Chinês prepara-se para dar shows de meteorologia nos jogos olímpicos do próximo verão....

Sem comentários: