quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Filantropia: palavra originária do grego: philos, significa amor e antropos, homem; na raiz o termo significa “amor à humanidade”, “humanitarismo”, tradicionalmente está relacionada às actividades de pessoas abastadas que praticam acções sociais sem fins lucrativos ou doam espólios culturais valiosos a entidades públicas em prol da cultura.


Porque é que hoje me lembrei da palavra Filantropia?

Porque hoje fiquei a saber que a Fundação Berardo recebe anualmente do Estado, (de nós os contribuintes) um milhão de €uros para "despesas de funcionamente e actividades".
Tal qual.
Pagos em 2 prestações de €500.000,00, cada, em Março e Setembro de cada ano.
Não acredita? Então consulte o Despacho n. 1156/2008 do Ministério da Cultura - Gabiente da Ministra, publicado no Diário da Republica, II Série, de 09/01/2008. E, já agora consulte também o artigo 6 do DL 164/2006 de 9 de Agosto, DR I Série, (e em anexo o artigo 6 dos Estatutos da Fundação).

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois é... O governo trata tão bem este comendador! Uma mente maldosa até poderia inventar coisas para além do museu... assim, tipo, bcp... tz tz Que maldade! Louve-se o esforço do ministério da cultura que não tem dinheiro para mais nada!