terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Medicina em Aveiro


É com natural satisfação que vejo a Universidade de Aveiro aumentar a sua oferta de cursos superiores com a licenciatura em Medicina. Mesmo que seja apenas, para já, destinada a licenciados que serão, provavelmente, aqueles que não conseguiram tirar o curso quando desejavam, e porque a média de entrada não chegava, foram obrigados a optar por outras licenciaturas na área das ciências médicas.
Espanto-me com a posição da Ordem dos Médicos e da Associação de Estudantes de Medicina que dizem a uma só voz que o curso não é preciso, que há médicos suficientes, que a qualidade do ensino vai diminuir, que pode vir a gerar desemprego entre os médicos, etc. etc.
Quando dizem que o curso não é preciso, porque não explicam a razão pela qual milhares de estudantes portugueses estão em Espanha ou na República Checa a fazer os seus estudos de Medicina?
Quando afirmam que há médicos suficientes em Portugal, porque não dizem qual a razão pela qual os Centros de Saúde junto à fronteira com Espanha estão cheios de médicos espanhóis que para cá vêm trabalhar? E porque não explicam porque é que quem se dirige às urgências hospitalares no período nocturno fica também a conhecer médicos brasileiros, cubanos, angolanos, entre outras nacionalidades, podendo, com um pouco de sorte, ser atendido por médicos portugueses?
E quando referem a que qualidade do ensino de Medicina irá diminuir com o curso de Aveiro, só podem estar a passar um atestado de incompetência à Faculdade de Ciências Biomédicas do Porto que o irá supervisionar.
Finalmente e quanto ao desemprego médico, será que esta classe profissional tem algum privilégio relativamente a todas as outras, onde um recém licenciado ou mesmo um licenciado já com experiência tem de fazer pela vida para conseguir trabalhar na área na qual desenvolveu os seus estudos?
Bem sei que compete à Ordem do Médicos defender a sua classe mas, com argumentação desta, está claro que não está a fazer mais do que prestar um mau serviço aos seus associados.
Passemos à frente, esqueçamos o que estes senhores por aí vão dizendo e que o novo curso de Medicina de Aveiro venha a ser mais um caso de sucesso a exemplo de tantos outros que a Universidade de Aveiro oferece.

1 comentário:

Anónimo disse...

Um curso nos mesmos moldes foi também criado na Universidade do Algarve e o discurso da Associação dos Estudantes de Medicina e da Ordem dos Médicos foi exactamente o mesmo...
E foi o mesmo quando há uns 12 anos (+/-) foram criados os cursos de medicina nas Universidades da Beira Interior e do Minho, portanto esta conversa da Associação de Estudantes de Medicina e da OM não passa de umas tretas que visam apenas mater o poder que a classe médica tem sobre os sucessivos Governos e, pior, sobre as populações carenciadas de cuidados médicos.
Um pouco de seriedade nos argumentos seria bem-vinda e mais médicos para quem precisa também nãpo seria mal visto pelos Portugas Pagantes.
TN/SBA