sábado, 24 de janeiro de 2009

Vicky Cristina Barcelona


É uma rotina anual. Para Woody Allen, fazer um filme; para mim, ir vê-lo.
Allen já não consegue fazer um mau filme, desenvolveu um estilo próprio e uma legião de seguidores, onde me incluo. Tem necessidade de fazer um filme por ano, alimenta os seguidores mas, ultimamente tem matado a fome, sem saciar ninguém.
A obra de estreia na Europa, Match Point, foi brilhante. Allen captou Londres com o mesmo feeling com que sempre filmou Nova Iorque. E, se o argumento lembrou muito o genial Crimes and misdemeanors, a forma como o filmou, a nova musa Scarlet Joahnnson e a filmogenia de Londres, garantiram um filme memorável. A segunda experiência londrina é para esquecer.
Esta primeira incursão a Barcelona resulta num objecto curioso, mas confuso. Em Londres, Allen não se travestiu de Ivory; em Barcelona, o filme foi tomado pelo fantasma de Almodovar. Desde a amoralidade e caracter freaky do triângulo amoroso com epicentro em Bardem (lucky bastard!), a uma certa estética e cadência da acção, é impossível não "ver" Almodovar; é estranho.
Depois, há coisas curiosas. Uma fala de Scarlet (Crsitina) na avionete a caminho de Oviedo é arrepiante porque parece um decalque, no tom e no modo, de uma qualquer fala de Allen nos filmes que protagonizou. A musica espanhola escolhida para a banda sonora, tem o swing típico dos velhos standards de jazz que Allen sempre usa nos seus filmes.
No lado menos bom, o filme tem o seu quê de encomenda do "Turismo de Barcelona", tem uma visão um tanto ou quanto ridícula do espirito local, tem um mau espanhol em Bardem e, mais triste, tem Penélope Cruz num mau papel. Para frustração de algum imaginário masculino, os beijos de Penélope e Scarlet não têm clima, Allen não é um cineasta do erotismo e, se em Match Point Scarlet esteve de uma sensualidade estonteante, aqui apareceu distante e baça.
No lado bom, tem o bom gosto natural de Allen e dos seus personagens, tem Scarlet Joahnsson herself e tem a deslumbrante descoberta de Rebecca Hall.
Como há tempos disse dos irmãos Coen, este ano não foi ano de Barca Velha, mas Woody Allen ficou-se por um Esteva que só a custo lembra o Douro.

Sem comentários: