quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Primeiros sintomas

José Socrates anunciou-se em campanha para nova maioria absoluta. Nos tempos de crise que vivemos, apesar do desnorte do PSD, nada está seguro para o PS. Vai daí, seguindo a pior cartilha do oportunismo político, começa a cativar da pior forma as corporações e os poderes susceptíveis de garantir votos.
Tenho o maior respeito por todos os autarcas sérios do país, mas imaginamos que os há menos sérios e escrupulosos, suspeitamos que toda a legislação feita para assegurar transparência e rigor não foi feita por acaso ou sem razões.
Tendo isto em conta, não posso ficar tranquilo com o anúncio do governo de aumento da capacidade de contratação por adjudicação directa dos municipios. O valor de base das obras passíveis de ajudicação directa passa dos actuais 150 mil euros para 5 milhões de euros. Um aumento de 3300%!!!
Com esta medida, visa-se proporcionar arranque de obra rápido (estamos em ano eleitoral!) e dinamizar a economia.
Os autarcas agradecem. Os autarcas sérios até poderão fazer mais e melhor, mas preocupa-me este principio de rega-bofe e, perdoem-me a desconfiança eventualmente exagerada, suspeito que estão a abrir a porta a desmandos e danos ao interesse público e á transparência.
Vai ser assim de agora em diante, o vale tudo!

Sem comentários: