quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

9, 2009


Começa hoje o novo ano. 2009, de seu nome. Tem-se falado demais deste 2009. Imaginei-o a chegar, ar altivo, passo decidido, sedutor: - 9, 2009.
É este ano que vamos passar a ligar mais vezes aos amigos de quem tanto gostamos e de quem andamos tão ausentes. Vamos comprar mais vezes flores para surpreender a dona do nosso coração. Vamos ser sempre pacientes e divertidos com todas as crianças, mesmo as mais insolentes. Vamos perdoar as pequenas ofensas e contrariedades, mesmo quando no início doi. Vamos separar o lixo sempre, com o prazer de salvar o planeta para a geração do ano 2300. Vamos ouvir com tolerância a malta do BE, porque pode ser que não façam por mal. Vamos pagar os impostos todinhos e em dia, com o prazer de quem sabe ser dinheiro bem entregue. Vamos confiar no governo, nos tribunais e nos bancos, vamos, pelo menos, tentar. Vamos escolher a obra de solidariedade certa para onde contribuir. Vamos contribuir para essa obra. Vamos chegar sempre a horas. Vamos manter sempre a calma. Vamos pôr a roupa do dia anterior no cesto da roupa a lavar, não ficará mais esquecida no chão do quarto. Vamos pendurar a toalha de banho a secar depois de usada. Vamos falar menos ao telemóvel. Vamos comer mais vegetais, mais peixe e menos carne. Vamos deixar de fumar, os que fumam. Vamos reduzir drasticamente no whisky. Vamos cortar com o Expresso. Vamos conhecer os sitios de Portugal que tanto queremos conhecer e que preterimos sempre por Londres. Vamos usar menos o carro. Vamos estar mais vezes com a avó e com os tios mais velhos. Vamos ouvir mais os nossos pais. Vamos para o Alentejo puro em vez do Algarve queque. Vamos pensar o melhor da sogra. Vamos fazer um retiro, sem ser para fugir da sogra. Vamos vivero advento e preparar o Natal. Vamos todas as semanas ao cinema, não perderemos um bom filme. Vamos dedicar uma hora por dia á leitura. Vamos ver menos telelixo. Vamos gravar cd's para os amigos com as musicas da nossa vida. Vamos ordenar os nossos cd's por temas, alfebeticamente por título ou por autor. Vamos resistir a trocar de carro, de hi-fi e de país.
Entretanto chegará 10, 2010 e este caderninho de encargos estará tão actual como hoje. Não é caso para desistir, desmoralizar ou angustiar. Um passo de cada vez, primeiro as metas mais importantes. No meu caso, tenho a certeza que neste novo ano quererei que o meu Sporting ganhe, votarei várias vezes no CDS e farei anos lá para maio. Assim Deus me ajude!
Quanto ao resto, tentarei árduamente. Com a certeza que a minha mulher não depende de flores para saber do seu lugar em mim, que as minhas impaciências com a minha filha não duram mais que um minuto, que dou tudo pelos meus pais e que os amigos a quem não telefono não têm dúvidas sobre os meus braços abertos.
Vamos a isso!

1 comentário:

Anónimo disse...

Vamos a isso!
MV