quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

In memoriam

imagem retirada daqui

Há 28 anos Portugal andava entusiasmado com o ciclo eleitoral que se viva na altura. Após a maioria absoluta da AD, estava ao rubro a campanha para as eleições presidenciais.
Para quem nessa altura vivia intensamente a novidade da política, as noitadas pela cidade a colar cartazes e a fazer pinturas, alimentadas pelos pregos que o Sr. Augusto nos trazia e terminadas com um pão acabado de cozer ali para os lados da rua de Sá, as passeatas pelo distrito a fazer "segurança" aos candidatos a deputados - e que bem que me lembro de uma noite em que após estar na abertura dum comício em Vale de Cambra, acompanhei o Eng. Ângelo Correia até à Mealhada para aí encerrar outro - as figuras de Francisco Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa eram a grande motivação para andarmos naquelas movimentações.
De repente, o sonho transformou-se numa terrível realidade.
O projecto em que acreditávamos caiu numa anónima rua de Camarate, localidade que acredito a grande maioria dos Portugueses não fazia sequer ideia que existia.
Infelizmente nunca o conseguimos ver concretizado, pois os substitutos de Francisco Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa não se mostraram à altura da tarefa que lhe foi exigida.
Fica a eterna dúvida de que Portugal teríamos hoje. Provavelmente mais avançado do que aquele que hoje temos, pois este acontecimento mudou o rumo que estava traçado. E mudou-o para pior.

Sem comentários: