domingo, 23 de novembro de 2008

Pinho Automotive


O ministro Pinho garantiu hoje que o governo tomará medidas de apoio à indústria automóvel. Depois de Obama se empenhar em ajudar a salvar os três gigantes de Detroit, Pinho não podia fazer outra coisa. Aliás, o governo já devia estar a pensar nesta ajuda quando no OE aumentou o imposto sobre veículos em 11%!!!
Que irá fazer Pinho? Trocar de carro? Convencer o resto do governo a andar de Sharan ou Allambra?
É ridículo. Á excepção de um choque fiscal com efeitos reais nos preços, nada pode dinamizar por decreto a indústria automóvel.
O choque fiscal teria consequências positivas: dinamizaria o mercado, renovaria qualitativamente a frota nacional, aumentaria os níveis de segurança nas estradas e, possivelmente, manteria o nível de receita por via do volume de transacções.
Por outro lado, os portugueses poderiam não dar preferência a marcas com ligação à economia portuguesa, haveria um aumento do nível de endividamento das familias, o ambiente sairia a perder.
Resumindo, Pinho, como de costume, nada fará de jeito. Atirará uns milhões dos nossos para que tudo fique rigorosamente na mesma, para que não haja grande convulsão pré-eleitoral. Depois se verá.

Sem comentários: