segunda-feira, 18 de agosto de 2008



O espanto foi a minha primeira reacção ao ler este post de Yoani Sanchez, sobre uma excursão turística em Cuba.
No século XXI, não há agências de viagens para cubanos, e as excursões turísticas organizadas para cubanos são uma actividade ilícita, mas persistente apesar dos controles de estrada e das camionetas decrépitas e calorentas que alugam por um dia.
Depois, detenho-me a admirar a força e inteireza de Yoani Sanchez que tendo emigrado para a Europa, regressou para viver no seu país, suportando estas iniquidades do regime comunista.

E penso na sorte que tenho, que temos todos nós aqui, vivendo em liberdade plena, gozando férias anualmente onde queremos e como queremos. E na maior parte do tempo nem nos damos conta.
Vivemos noutra realidade, noutra dimensão, quase outro tempo, totalmente opostos aos de Yoani Sanchez.

É bem verdade que não há aqui espaço nem motivo para ressentimentos e depressões; só temos de nos sentir gratos todos nós aqui, e valorizar tudo e tanto o que de bom recebemos.
Valorizar a infinita liberdade que desfrutamos no nosso país, a paz em que vivemos há tanto tempo, o ordenado ao fim do mês, os nossos amigos, os dias de sol, os fins de tarde de Verão, as noites de lua cheia. .... you name it.

Sem comentários: