terça-feira, 12 de agosto de 2008

Agosto em Moledo

Falei já aqui do Allgarve, não seria justo ignorar Moledo. Como me disse um dia o meu amigo LP, "Moledo é a praia onde o Inverno vai passar o Verão", mas isso é para um lisboeta ignorante das maravilhas minhotas ou para um parolo, como eu, que ainda não atingiu a essência da coisa. Moledo é um fenómeno muito particular, paraíso do antes quebrar, que torcer.
Para os indefectíveis de Moledo, o tempo nunca está mau; corre uma brisa se umas casas se destelham, sentem uma certa humidade ao quarto dia de chuva intensa. É frequente ouvir no café que a praia esteve optima para ler um livro com calma, traduzindo: as folhas do jornal voariam e não havia ninguém que pudesse incomodar num raio de 100 metros, onde volta a haver outro encasacado a sacudir a areia que voa das páginas de um qualquer livro... Se temos a sorte de chegar num dos únicos dias de sol, toda a gente nos garantirá que foi assim todo o verão, que não percebem o que estivemos a fazer no Algarve. Se nos queixamos da água gelada, atiram-nos com o iodo á cara. Não há argumento que valha contra Moledo. Se o Algarve tem Soares e Cavaco, Moledo tem Barroso que é pior que os dois juntos, afirmam orgulhosos os veraneantes do frio!
Há depois alguns fenómenos interessantes. Nunca ninguém foi pela primeira vez para Moledo; toda a gente vai desde sempre, desde antes de ser moda! Toda a gente em Moledo conhece toda a gente, toda a gente tem imensos primos e tias e tios com garbosos petit-noms. Toda a gente adora dizer "fomos todos", "estivemos todos", "vamos todos", é tudo muito giro e em grupo, ainda que o grupo não exceda o par... As tias falam todas muito grosso, fumam imenso e disfarçam mal uma certa pelintrice.
Por fim, duas pragas de Moledo. Pobre de quem tem casa em Moledo, há centenas de lapas que acham o máximo vir de Lisboa, Porto e outros pontos do país para a casa dos primos, dos tios ou de qualquer vitima incauta. Se em qualquer lado isto se chama o oporunismo do pelintra sem vergonha, em Moledo é tradição, é bem.
A outra praga é o clube de Moledo. Dá vómitos ouvir falar do clube de Moledo. Local onde familias falidas se pegam à chapada, é o wannabe de 80% dos veraneantes. Há os do clube e os que querem ser do clube. E o que é o clube? Leiam o Dr. Homem, que eu não tenho pachorra para mais.
Basicamente, a essência de Moledo é feita de gente que abomina a praia e o verão e dos outros, os que gostando de armar ao pingarelho, não tem dinheiro para ir para o Algarve!
Para a semana, lá estarei. É que filmes destes têm o seu quê de divertido e há sempre os almoços no Palma e os percebes do Valadares...

6 comentários:

CASUAL FRIDAY disse...

Faltou mencionar a feira de Cerveira ao sábado, (muito in) e a de Caminha á 4ªa feira (mais povo), onde as tias pelintras compram a fancaria (mas não dizem, que parece mal), e que depois exibem no tal clube de moledo, e á noite, na Industria....
Enfim, detalhes...

Anónimo disse...

Tás mal com a vida?

RA disse...

"Tou" lindamente! Quem se atreve a "tar" mal com a vida depois de 15 dias de sol no Algarve? Quem não se diverte agora em Moledo a apreciar as fitas do dia, a inveja mal contida de quem teve um verão com tempo de... verão? Mal com a vida? Nah...

Anónimo disse...

pra moledo vem akeles k pedem um rissol pra 6!!! uma meia de leite k serve pra beber metade de manha e metade a noite....ok ok toda gente fala mal de moledo e caminha mas uma coisa é certa toda a merda vem ca parar..tios tias primas primos martins salvadores maneis...sao todos uns borrados...

Anónimo disse...

tenho saudades do tempo em que moledo era apenas habitado por velhinhos e aldeões :'D
De há 5 anos para cá, Moledo virou moda e toda a quecada do sul enfiou-se aqui.. agora há esse tal clube, o bar "do clube", e as tias todas (bem como os seus filhos/as) que vão para moledo no fim de agosto!
Aconselho a toda a genter que vier parar a Moledo q nao se aproxime da zona das tias, pois é la que essa gente se acumula, junto ao bar do clube.
interrogo-me o que acontecera de moledo no futuro? Aposto que vao contruir um shopping aqui no meio xD

Anónimo disse...

Portugal não é só Moledo e Algarve
E ultimamente o que está na moda tanto em Moledo como no Algarve, como noutro lugar qualquer é ir para casa dos tios e das tias para não pagar pensão em hotéis ou vivendas e claro para poder comprar uns trapinhos "giros" na boutique feiréx!.... ;)))))