quinta-feira, 12 de junho de 2008

E agora, para algo completamente diferente...


Mota Amaral irá liderar o PSD no debate quinzenal com Sócrates. A história repete-se. A dupla Meneses-Santana tem agora reedição com a dupla Ferreira Leite-Mota Amaral. As premissas mantêm-se, quem queria Meneses à frente do PSD para ser combativo, destemido, acutilante, liberal, quase populista, ficou com um sucedânio na direcção e teve o verdadeiro produto, Santana Lopes, na liderança parlamentar. Hoje, quem defende o rigor, a legitimidade que só a obra feita garante, seriedade, sentido político e inteligência, vai ter neste debate o verdadeiro produto: Mota Amaral.

Acredito que, com Paulo Portas na bancada democrata-cristã e Mota Amaral na bancada social-democrata, a vida de Sócrates não seja simples. Não poderá acusar Mota Amaral de responsabilidades governativas recentes, terá pouca margem para achincalhar o discurso como tem feito, dada a estatura de Mota Amaral e o limbo pré-congresso, não poderá ainda lançar a artilharia pesada sobre Ferreira Leite. Para além disto, os camiões já arrancaram, mas o momento não pode ser mais desfavorável ao governo.

Resta saber se Mota Amaral, sucessivamente encostado por Cavaco, pelo baronato e pelo aparelho partidário, não estará só a cumprir os mínimos e se empenhará no debate mostrando ao partido e ao país que, afinal, havia outro.

Sem comentários: