quarta-feira, 14 de maio de 2008

"Presidente, lo estás haciendo muy bien." ou La Verguenza!

A frase do cartaz é sintomática, apesar de ter sido alvo de um protesto, simplório e inconsistente, por parte do Governo Português; à data de hoje, esse mesmo Governo, esse mesmo PM, o mesmo ministrozinho Manuel y su delegación, estão em visita de estado à Venezuela para, no dizer sempre "chistoso" do Comandante Chávez, "trocar petróleo por esparguete".

Fantásica a forma e o conteúdo do Comandante, símbolo máximo da democracia da América Latina; mais ainda, o pragmatismo deste PM, caríssimo Eng. Sócrates, que por Portugal se presta a sacríficios inimagináveis. "Tetina, já conheces o queijo português?", arrota el Comandante mais uma das suas costumeiras postas; pelos vistos a Tetina até é ministra de qualquer coisa, lá pelas bandas dele. E o nosso PM aguenta firme e pensa que afinal não é só petróleo por esparguete; o queijo também entra.

E eis senão quando, o dito Comandante, elogiando o nosso Eng. e PM, explica a falta de protocolo com o simples facto de estar a copiar o protocolo sandinista de Daniel Ortega. Ay hombre, que m'encantas e llevas a las orígenes de mi ideologia socialista, tan lejanas estos dias, piensa Sócrates. E não resiste; amanda-lhe com um "Presidente, lo estás haciendo muy bien.".

Não sei, nem me interessa como terá acabado a cerimónia. Bem, com toda a certeza; tudo bem disposto, Pinho, o ministro, mortinho por fumar uma cigarrada, o PM também, tudo confraternizando, a Tetina sorridente, enfim, felizes.

Para mim, isto chama-se HIPOCRISIA e deixa-me completamente averguenzado. Nem em nome de 600.000 emigrantes portugueses estes senhores podem por em causa os nossos valores e a consistência com que os devem defender. Em nome de todos nós.

Por muitos M€ que pensem estar em jogo. Mas isto sou só eu a pensar alto.

Sem comentários: