domingo, 20 de abril de 2008

O PSD na encruzilhada



Escassos dias depois da desistência (que, espero seja definitiva) de Luis Filipe Menezes, já 4 candidatos ou pré candidatos se perfilam para a corrida á nova liderança do PSD: Pedro Passos Coelho, Patinha Antão, José Pedro Aguiar Branco, e o empresário Neto da Silva.
Tantos já são demasiados…
Se, por um lado, é bom que se apresentem candidatos á liderança – no plural - convenhamos que, no actual circunstancialismo, 4 já são demais.
Demasiados, porque neste momento da vida interna do PSD e do Partido enquanto oposição, será indispensável um largo consenso na eleição e no apoio do novo líder do PSD. E esse consenso e apoio indispensáveis são incompatíveis com tantas sub-divisões internas.
Pedro Passos Coelho apresentou-se para marcar posição, mas vê-se bem que não é este o seu momento e a sua hora. É apenas uma reserva, um lugar marcado para futuro. O Advogado Aguiar Branco avançou com coragem apressada e quiçá precipitada, por antecipação. Nas palavras caústicas do ex-Bastonário José Miguel Júdice, Aguiar Branco apresenta-se "tremendo de coragem, e depois não avança por excesso de prudência" …. ou coisa que o valha.
Quanto a Neto da Silva e Patinha Antão, parece que não são propriamente candidatos, mas antes testas de ferro menezistas com a missão de minar Aguiar Branco ou Cadilhe, caso estes avancem.
Seja como for, repito que são demasiados.
Demasiados sobretudo porque, em minha opinião de não-militante, falta ainda aparecer o candidato mais desejado, o mais credível e capaz de uma verdadeira Restauração: Manuela Ferreira Leite.
Que os outros me perdoem a franqueza, mas só Manuela Ferreira Leite tem a popularidade e o carisma, credibilidade e a firmeza indispensáveis á liderança como-deve-ser do PSD.
Só Manuela Ferreira Leite apresenta, neste momento, a capacidade de gerar e congregar um debate político de ideias, alternativas e novas orientações na economia, finanças, fiscalidade, na saúde, na educação. A experiência política de Manuela Ferreira Leite fala por si, e demonstra á evidência a sua grande capacidade técnica, a personalidade forte, a firmeza e inteligência prática.
Só Manuela Ferreira Leite poderá dar ao PSD uma liderança forte capaz de congregar os militantes e os apoiantes, de fazer uma oposição substancial ao Governo, com novas ideias correctas e fundamentadas, marcando a diferença e mostrando ao País que melhor é possível.

Sem comentários: