domingo, 30 de março de 2008

Hoje no Douro


De forma concisa, em fim de noite tranquilo, algumas dicas que não posso egoísticamente guardar. Disse-me a P. a meio da tarde: "ai eu estive quase morta no deserto, e o Douro aqui tão perto!"

Dica 1: Desligar o ar condicionado e abrir a janela do carro; o cheiro é inebriante. Diferente do perfume do Alentejo, a variedade de plantas, árvores e terra contaminam o ar com cheiros sempre diferentes e sempre bons.

Dica 2: Andar devagar. A intensidade e variedade da paisagem exigem tempo e atenção. Vale a pena.

Dica 3: Ver préviamente quais as quintas abertas e visitáveis. São em demasia as que prometem e não cumprem. Nota muito positiva para a Quinta do Panascal (não se deixem influenciar pelo nome!:-)), de lá trouxemos uma bela garrafa de Bin 27... Ah pois é!

Dica 4: Vintage House. Só vendo. Mesmo!

Dica 5: Vintage House. A sério!

Dica 6: Cêpa Torta em Alijó. Um oásis. Cosmopolita qb, excelente comida e optimo serviço. Carpaccio de polvo, divino. Trouxas de peixe em massa fina com batata salteada, deliciosas. Perdiz com mousse de castanhas, de caír para o lado. Mil folhas de maçã com amêndoa torrada, de chorar por mais. A acompanhar, Fragulho branco de 2005 muito interessante, Cancella Velha Reserva Tinto poderoso e Favaios vizinho a fechar. A regressar em breve!

Dica 7: A Pousada Barão de Forrester, onde estamos agora, é bastante agradável se ignorarmos a dica 4 e 5...

Amanhã vamos experimentar o D.O.C. em cima do rio, parece que é a chave de ouro que fecha esta incursão...

1 comentário:

DM disse...

desculpa o post acima. depois de dicas como as tuas e de ler as notícias de fds, não pude deixar de achar que o homem pensou e escreveu "aquilo" a pensar neste nosso pm...
de contradições e de malbaratar se vai fazendo este país, foi só o que pretendi dizer, chaio de potencialidades e, no entanto, à deriva e ao sabor de decisões e livre arbítrio de uns quantos iluminados, donos da razão.
Abraço