sábado, 29 de março de 2008

Alguém os entende? Talvez...

Com a serenidade e a tranquilidade que o foram caracterizando ao longo dos incontáveis anos que o vamos observando na cena política portuguesa, o Dr. Jaime Gama, certamente naquele seu estilo bonacheirão e de voz arrastada, elogiou ontem Alberto João Jardim pela sua "obra ímpar".
Isto aconteceu na Madeira - pois claro - na abertura do Congresso Nacional da ANAFRE e pode ser lido em detalhe aqui, no SOL.

Muito pouco tempo antes, um tal Prof. João Carlos Gouveia (para quem não conhece, como eu, é o chefe da banda do PS Madeira), tinha acusado o Dr. Jardim de ser, ele próprio o terrorista máximo e o "dono" da FLAMA (Frente de Libertação da Madeira); o resultado foi este.
Se lerem a notícia do Sol com alguma atenção, não muita, o Dr. Gama desfaz-se em elogios rasgados ao espírito democrático, à capacidade de inovação, à vontade de ir mais longe, ao querer e, sobretudo, à democracia que se vive naquele arquipélago, factores que permitiram que Jardim construísse "obra ímpar".
Algo nunca visto no PS, actual e antigo, permito-me dizer, até pelo que podemos constatar nesta notícia.

O Prof. Gouveia, coitado, esse insiste e reforça a tese do terrorismo, das bombas, da falta de democracia, no querer silenciar os adversários políticos pela força e acaba condenado.
Em que ficamos? Quem mandou quem dizer o quê? Para mim é óbvio...
E o que é certo e sabido é que o Prof. pode preparar tranquilamente o regresso à escolinha, ou mesmo pedir destacamento para uma escola do "contenete", que lá, talvez não tenha grande futuro. O PS Madeira engoliu ontem o grande sapo da vida dele, e o Eng. Sócrates caminha aos SSS e ao sabor do oportunismo eleitoral, lançando os peões quando se lhe afigura oportuno e útil.
E a culpa não será do Dr. Jardim, nem da FLAMA.
Quem os manda não olhar para o calendário de vez em quando? Distraem-se com o fogo de artifício e depois dá nisto...

É realmente extraordinário, falando seriamente, verificar e constatar a verdadeira pirueta que um homem como Jaime Gama consegue fazer, quando valores meramente eleitoralistas estão em causa; ele que sempre se bateu contra a falta de democracia, nomeadamente na Madeira...
Actualização, a 30.Março.2008: a ler atentamente a reacção do PS Madeira às "simpáticas" palavras do Dr. Gama para com o Dr. Jardim; até lhe relembraram que o célebre título de "Bokassa da Madeira" foi ele próprio que lho conferiu, nos idos de 1992...
Absolutamente sem comentários!

Sem comentários: