segunda-feira, 24 de março de 2008

Excesso de velocidade

Quando um governante incita através de uma entrevista, que o cidadão não cumpra com as leis em vigor, está tudo dito quanto à categoria - ou falta dela - que têm essas pessoas.
Na revista Tabu que faz parte do semanário Sol da semana passada, integrada numa extensa informação sobre o futuro do TGV em Portugal, estava (página 62) uma entrevista com a Secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, na qual esta nossa governante dizia que o TGV irá concorrer com o automóvel no percurso Lisboa - Porto, devido ao tempo que ambas demoram (demorarão), e que, de automóvel, as a distância entre as duas cidades demora duas horas e meia a percorrer.
Como não costumo fazer este percurso, socorri-me das ferramentas disponíveis na internet para verificar a distância entre a Avenida dos Aliados no Porto e a Praça Marquês de Pombal em Lisboa e o tempo necessário para a percorrer.
Com o Google Maps, a distância a percorrer é de 318 km e o tempo necessário para efectuar o percurso é de 3 horas.
O Via Michelin, dá-nos para o mesmo percurso 315 km e 3 horas e 17 minutos para o percorrer.
Presume-se que nenhuma das simulações inclua as sempre presentes obras na A1, as fantásticas corridas entre camiões TIR em que o da esquerda circula a uma velocidade 0,1 km/h superior ao da direita e a paragem para chichi e café, que são as condições normais nestes percursos.
Agora 2 horas e 30 minutos para percorrer 315 km, mesmo sem obras, trânsito ou paragens, dá uma média de 126 km/h.
Se a velocidade máxima autorizada é de 120 km/h, está-se mesmo a ver que para se seguir a indicação da senhora Secretária do Estado, só mesmo em excesso de velocidade, ou então, utilizando um daqueles BMW's ou Mercedes pretos, com luzinhas azuis por detrás da grelha e conduzido por um motorista que faça parte dos corpos policiais.
Enfim, é gente deste calibre que nos governa.




Sem comentários: