segunda-feira, 3 de março de 2008

Dêem-lhe o Título que quiserem...


Nestas andanças pela vida, não sei se curta se longa e apesar de algumas angústias existenciais e impulsos circunstanciais, qualquer coisinha fui aprendendo.

Das mais importantes, senão mesmo a mais importante, foi a de que nem sempre deveria dizer tudo o que pensava, embora nunca devesse deixar de pensar, claro.

Hoje e agora, faço-o por analogia e porque voltou a apetecer-me; lembrei-me de um mito grego, general valoroso e zás! Aqui está, como se pode transportar tão bem para os dias de hoje a história ou a mitologia, com propriedade, com algum nexo, embora efectuando a obrigatória redução de escala - a todos os níveis.

A Vitória de Pirro – “Esta expressão não se utiliza apenas em contexto militar, mas também está, por analogia, ligada a actividades como a economia, a política, a justiça, a literatura e o desporto para descrever uma luta similar, prejudicial para o vencedor.”

2 comentários:

Tá porreiro, pá! disse...

Caro Zé, ao menos há um Pirro que, ao contrário daquilo que dizes, tem algo mais do que vitórias morais para mostrar!...

http://www.pirro.com/career/career-index/index.html

zé das enguias disse...

Lá estás tu e a mania das corridas!