quarta-feira, 5 de março de 2008


Ao vencer as primárias nos estados de Ohio, Texas e Rhode Island, Hillary Clinton conseguiu continuar na corrida para a nomeação á candidatura democrata á Casa Branca. Tivesse Obama obtido vitória no Texas ou no Ohio, esta longa, àrdua campanha da Sra. Clinton poderia ter terminado subitamente ontem. Em vez disso, Hillary continuará na disputa pelo menos durante as próximas 7 semanas, pelo menos até que a Pensilvania vá a votos a 22 de Abril.
No entanto, os democratas deveriam começar a preocupar-se com a perspectiva de uma luta que pode reduzir seriamente a possibilidade de qualquer dos seus candidatos entrar na Casa Branca em Janeiro de 2009.

Estará a Sra. Clinton na disposição de sacrificar essa posibilidade para preservar uma pequenina chance de conseguir a nomeação? Com esta vitória de ontem no Ohio e no Texas, assim parece.
Nos dias que precederam as primárias nestes Estados, ouviu-se Hillary afirmar que ela e McCainn têm a experiência necessária para assumir a Presidência, mas Obama não a tem.
É espantoso como Hillary anuncia que o candidato do outro Partido seria um Presiente melhor do que o seu oponente do seu próprio Partido.
A incredulidade aumenta com a publicidade negativa que os pré candiadtos democratas têm dedicado um ao outro.
Provavelmente não deveríamos ficar surpreendidos. Se Hillary tem experiência em algo, é de certeza em lutar quando se vê cercada….
"Vamos até ao fim", disse ontem Clinton, vitoriosa. A má noticia é que, quer a estratégia de Clinton resulte ou falhe, já terá causado danos. As tácticas de Hillary baseiam-se sobretudo na divisão interna e nos receios da nação, que só servem para aumentar a desconfiança e as reservas dos americanos em relação à política e aos políticos.
Os Clintons preferiam liquidar já a "Obamamania" como se de uma loucura temporária se tratasse, mas realmente, o idealismo e a inspiração são a fonte de uma mudança social positiva.
Já veremos.

1 comentário:

RA disse...

Os novos estrategas de Billary são adeptos ferozes do "mud throwing", a ideia genial e a conquista foi "throw as much mud as we can and some of it may stick, at least for some time". Bastava que de tanta lama, Barack não tivesse tempo de a sacudir toda até à última terça feira.Genial! Revela a fibra e a essência dos Clinton!