terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Prós e Contras

Assisti ao programa da RTP1 de ontem, onde foram discutidos alguns dos problemas existentes na Educação em Portugal.
Ficam aqui algumas observações e comentários.
A moderadora e o programa
Não tenho por hábito assistir regularmente ao Prós e Contras. No entanto pude constatar a diferença na forma como são tratadas as diferentes audiências. No programa que passou há algumas semanas sobre a Saúde, qualquer reacção do público, nomeadamente através de aplausos era imediatamente seguida de uma ameaça de expulsão da sala. Ontem, sempre que a assistência se manifestava da mesma forma, era-lhes explicado, de uma forma didática, que não deveriam proceder dessa forma. Não compreendo a postura tão diferente. Será porque num caso era o "povo" que estava assistir e no outro eram os senhores professores?
Já quanto ao horário dos programas, não só do Prós e Contras mas também de muitos outros, continua a ser incompatível com quem trabalha no dia seguinte.
Por esse motivo, não assisti até ao fim e aquilo de falo pode eventualmente ter sido corrigido ou contestado durante o programa.
Passam as administrações e as direcções de programas e a pouca vergonha continua.
Os professores
Fiquei espantado com algumas coisas que ouvi. Compreendo que o sistema de avaliação que se pretende pôr em prática possa não ser o mais adequado e tenha (e sei que tem) situações que promovam alguma injustiça.
Curiosamente, não me apercebi que tivesse sido apresentada qualquer alternativa ou mesmo sugestão de melhoria ao que está a ser proposto. Parece que a vontade da classe é que tudo continue na mesma. Será que quem está dentro do sistema não concorda que o mérito e qualidade devem ser premiados?
Finalmente e quanto ao comportamento de alguns (bastantes, aparentemente, pelo barulho que faziam) dos que assistiam ao programa, confesso que fiquei preocupado. Como é que é possível que pessoas que não sabem ouvir, que interrompem com gargalhadas quem está a falar, como será possível que estas pessoas consigam manter um ambiente de trabalho numa sala de aula? Como conseguirão explicar aos seus alunos que eles podem ter comportamentos incorrectos e os alunos não?
A Ministra
Goste-se ou não da Senhora, das suas ideias e dos seus métodos, é um facto que ela está convencida que as suas ideias são as melhores e têm que ser postas em prática. E isto é meio caminho andado para que um decisor faça aquilo que tem que que fazer: decidir.
O Professor Arsélio
É com algum orgulho que vi que, das pessoas que intervieram no programa, sem dúvida que a mais esclarecida era o Professor Arsélio Martins. Reconheceu sem problemas que errou (quantos professores têm a coragem de o assumir de uma forma pública, em directo e sem rede?), e deu a entender que são necessárias mudanças e que o único caminho possível que a Educação tem é a mudança e a melhoria.
Fiquei orgulhoso porque Aveiro tem uma pessoa que sabe o que quer e o que faz, sabe ouvir e tem a sensatez necessária para procurar a melhor forma de atingir os resultados a que se propõe.
Apesar de politicamente estar no lado oposto ao meu, julgo que Aveiro só tem a ganhar se souber aproveitar ao máximo estas pessoas e estes contributos.

Sem comentários: