terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

No country for lazy men...


Serei justo ao dizer que nenhum bairrismo tem contaminado os meus posts. Neste não será assim. Vivendo dividido entre Aveiro e o Porto, sendo um apaixonado do cinema, resolvi gitar o meu orgulho por duas grandes realizações artisticas das "minhas terras".

Avanca, a minha terra, o meu berço, uma das minhas paixões, oferece há anos a esta parte um festival de cinema de animação de referência a nível mundial. Não é exagero, no decorrer do último certame a imprensa americana referiu-se-lhe em termos elogiosos, pois é...

O Porto, em dia de Oscares, abre o Fantasporto com a estreia nacional de "No country for old man" o filme do ano da Academia. Para além da aposta certeira, o festival é do melhor que se realiza no género a nível mundial, a programação é de luxo, o único prblema é conseguir entrada para os melhores filmes...

O mais interessante: nenhum destes prestigiados festivais teve iniciativa pública, o apoio público é reduzido, nasceram e vivem da iniciativa de privados com bom gosto e dedicação à arte, da altissima qualidade que resulta deste trabalho e espirito empreendedor.

Há casos em que a distância da capital e dos circuitos subsidiodependentes aguçam o engenho e a criatividade. Parabéns!

Sem comentários: