segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

«Palavras amáveis multiplicam os amigos,
a linguagem afável atrai muitas respostas agradáveis.6Procura estar de bem com muitos,mas escolhe para conselheiro um entre mil.7Se queres ter um amigo, põe-no primeiro à prova,não confies nele muito depressa.8Com efeito, há amigos de ocasião, que não são fiéis no dia da tribulação.9Há amigo que se torna inimigo,que desvendará as tuas fraquezas, para tua vergonha.10Há amigo que só o é para a mesa, e que deixará de o ser no dia da desgraça;11na tua prosperidade mostra-se igual a ti, dirigindo-se com à vontade aos teus servos;12mas, se te colhe o infortúnio, volta-se contra ti, e oculta-se da tua presença. 13Afasta-te daqueles que são teus inimigos, e está alerta com os teus amigos.O verdadeiro amigo é um tesouro14Um amigo fiel é uma poderosa protecção; quem o encontrou, descobriu um tesouro.15Nada se pode comparar a um amigo fiel, e nada se iguala ao seu valor.16Um amigo fiel é um bálsamo de vida; os que temem o Senhor acharão tal amigo.(...)»
Ben Sira 6 5-16

Estas são palavras bíblicas de sabedoria milenar sobre as relações pessoais e a natureza humana. Que surpreendem pela actualidade, e pela imutabilidade da natureza humana nas suas qualidades e defeitos.
Sabemos que em todas as situações mundanas existe uma ambiguidade incontornável, tal como o trigo e o joio crescem juntos no campo. Manter uma atitude serena de “perseverança desiludida”, sem desânimo, nem amargura é um desafio permanente. Mesmo perante o ocasional fracasso, é essencial não se deixar vencer pelo cansaço, e recomeçar sempre a cada vez, com a coragem que a confiança em nós mesmos nos infunde...

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito bom! Nada casual, after all, it is tuesday.