quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Palavras

Desafiado por um comentário ao meu anterior post, gostava de partilhar com que por aqui vai passando a minha opinião sobre as recentes afirmações de Ulisses Manuel, Presidente da concelhia do PSD e, a partir de amanhã, Deputado no Parlamento Português.
Obviamente que as palavras usadas, ou pelo menos as que foram transcritas pela imprensa, merecem repúdio. Não me parece que seja uma forma correcta de tratamento a quem quer que seja.
Mas também não podemos olhar apenas para o que foi dito pelo Ulisses Manuel.
Quem lê o Margem Esquerda vê por lá muitas vezes comentários de leitores que são insultuosos para aqueles a quem se dirigem, comentários esses que, na maior parte dos casos, são escritos sob a capa do anonimato.
Lê-se no Margem Esquerda, na zona dos comentários o seguinte (sublinhado meu):
"O Margem Esquerda não é responsável pelos comentários exibidos e a sua publicação não significa que concordemos com as opiniões emitidas. Removeremos, a pedido, qualquer comentário anónimo que seja considerado insultuoso desde que tal nos seja solicitado. Os comentários cujos autores estão devidamente identificados não serão censurados. Mas se está a pensar em difamar anonimamente pessoas ou grupos e assim prejudicar a utilização deste espaço (que se pretende polémico mas leal) ... não se dê ao trabalho. Se desejar que os seus comentários não passem pelo "crivo da censura" e, ao mesmo tempo, manter o anonimato junto dos outros leitores, deve criar um pseudónimo e identificar-se para raulventuramartins@gmail.com. A sua identidade não será divulgada. Raul Martins"
Ora se Raul Martins escreve isto e depois publica os comentários, não só não está a ser coerente com aquilo que afirma como, provavelmente e também de acordo com espírito do seu texto, conhecerá os autores dos comentários publicados sobre a capa do anonimato.
Ou seja, como diz o povo, com uma atitude destas, pôs-se a jeito para ouvir o que ouviu.
Em resumo, ambos estão mal na sua forma de actuar.
E nenhum deles prestigia os respectivos partidos nem Aveiro, pois ambos são presidentes das respectivas concelhias e deviam ter um comportamento mais elevado, de acordo com os cargos que ocupam.
Para mim, nada disto é política. Em política temos muitas vezes opiniões diferentes, podemos discutir sobre elas, mas devemos respeitar os nossos opositores. E nem Ulisses Manuel nem Raul Martins o fizeram.

5 comentários:

Anónimo disse...

Sr. Greno
Só lhe faltava defender a integridade moral do Ulisses. Já ouvi tudo
maria lisboa

RM disse...

Caro Jorge Greno

Como sabe uma vez publiquei um post em que o referia de que não gostou dos termos utilizados (se bem me lembro tinha a ver com a ida de uma comitiva da EMA a Londres).

Telefonou-me e logo fiz as devidas correcções. Penso que sobre isso não se pode queixar. E tenho feito o mesmo sempre que mo solicitam.

Sempre assumi as minhas opiniões e não me escondo atrás do anonimato.

Quanto aos comentários anónimos, todos temos a nossa latitude de apreciação dos termos em que são feitos. E o meu será, eventualmente, mais largo que o seu.

Por isso lhe peço e agradeço que me dê exemplos onde, na sua opinião, se difamam pessoas. Assim terei a possibilidade de corrigir os meus critérios.

Relativamente ao que escreve sobre as afirnmações de Ulisses Pereira sinceramente lhe digo que só o facto de, neste post, me comparar com ele me ofende profundamente. E se calhar o Jorge fê-lo inconcientemente sem desejar ofender-me. Se a comparação fosse consigo ficaria satisfeito ou considerava-a de extremo mau-gosto ou até insultuosa?

Como vê critérios são critérios e são (sempre) discutíveis

Cumps
Raul Martins

Jorge Greno disse...

Cara Maria Lisboa
Não estou aqui para defender a integridade de quem quer que seja.
Limito a expressar livremente a minha opinião, tendo consciência que poderei não agradar a todos.

Caro Raul
Espero ter tempo, ainda hoje, para responder ao seu comentário

Anónimo disse...

Caro Jorge, se me apetecesse e estivesse para aí virado, podes ter a certeza de que plasmava uma série de comentários "anónimos" sobre mim, postados no blog em causa e na altura em que o PS e o Dr. Raul Matrins me quiseram fora da AM e vieram a perder em Tribunal, que atestam a "amplitude de critérios" na avaliação do que é ou não o insulto e a difamação.
Mas creio que o melhor é nem sequer perder tempo com coisas menores ou insignificantes. Já agora, anónimos ou anónimas como a autora do primeiro comentário, também merecem um nível de atenção muito próximo do zer, na minha opinião.
Abraço,

DM

RM disse...

Caro Jorge Greno

Venho, sinceramente e sem qualquer malícia, libertá-lo do encargo de me apresentar comentários difamatórios que foram publicados no blog. Tem coisas muito mais úteis para fazer. Mais. Até acho que pode ter razão pois se procurar com atenção nos comentários das várias centenas de posts colocados certamente encontrará vários que ultrapassam o limite do que considera aceitável. Mas que por uma qualquer razão foi publicado. Como sabe o blog tem tido uma frequência de 4 centenas de pessoas e entre essas pessoas há gente boa e má e com as mais variadas intenções. Mas penso que lê outros blogs (alguns de referência) e lê o que para lá vai. E porque mo lembrou e acho que nisso tem razão vou fazer as necessárias alterações no disclaimer.

Mas caro Greno não pode confundir os comentários anónimos, que têm o valor que têm (que é pouco) com aquilo que está escrito nos posts. Que isso está assinado.

E gostava que me fizesse um favor já que a mim eu sei que ele não ouve. Por favor explique ao Diogo Machado que quem lhe moveu a acção não fui eu. Foi o Ministério Público. Eu apenas me limitei a denunciar o facto (público) do DM ser, simultaneamente, membro da AM e director da Parque Expo. O que fiz sem nunca colocar em causa a sua situação pessoal ou profissional. Apenas a sua posição política.

Abraço amigo
Raul Martins