terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Real Politik


Será a primeira de muitas desilusões dos obamistas de contrafacção. Sempre tive noção e, escrevi repetidamente aqui no blogue, que Obama será presidente dos Estados Unidos e o mais empenhado defensor do interesse nacional americano. Foi a pensar nisto que o povo o elegeu e, será neste sentido que governará.
A visita de Hillary Clinton ao gigante chinês é a prova cabal do pragmatismo da era Obama. Em tempo de recessão, os objectivos estão claramente traçados e, na real politik, o Tibete pouco valerá face à possibilidade de encaixe de títulos do tesouro americano na China.
Será interessante ver a reacção de gente como Soares e Ana Gomes, que porventura terá esquecido que a China já ultrapassou o Japão na posse dos referidos títulos. Neste momento, em que a America procura uma saída rápida do atoleiro em que se encontra, os direitos humanos de terceiros terão de esperar.
Não quero com isto dizer que Obama virará as costas aos oprimidos do mundo, mas tem prioridades bem claras e só ajudará os que puder, sem prejuizo dos interesses americanos. Não será muito bonito, idílico ou grandioso, mas a política é isto mesmo. Quem nos dera ter em Portugal esta cultura pragmática e persistente de defesa do interesse nacional...

Sem comentários: