domingo, 11 de janeiro de 2009

Fugu fashion


Há uns anos diria que era apreciador de comida japonesa, hoje começo a cogitar com amigos se o sushi e o sashimi não serão um vicio. Gosto de comida de vários tipos, com uma especial predilecção pelo cru; sou fã de todo o tipo de carpaccios, perco-me com um bom tartaro, mas com o sashimi é diferente, é inebriante, aditivo.
Depois das mecas que é obrigatório visitar: o Nobu de Nova Yorque, o Sushi Leblon no Rio ou o Tomo em Amsterdão, há um desafio que todos os apreciadores temem vir a enfrentar, muitos dão o passo de enfrentar. Falo, obviamente, do Fugu.
Para quem não sabe, o Fugu é o peixe que só o mais experiente sushi-man pode preparar e, mesmo assim, há uma aura de risco que paira a cada deglutição. O Fugu tem em si um veneno chamado tetrodotoxina (nos orgãos internos e pele) que actua como bloquador dos terminais do sistema nervoso central, paraliza todos os musculos, enquanto a vitima em pleno estado de consciência evolui até á morte por asfixia. Não há antidoto conhecido.
Resta dizer que os japoneses conseguiram criar um fugu de viveiro nao venenoso; foi um desastre comercial.
No livro o "O Clube dos Anjos", Luis Fernando Veríssimo usa o fugu como ponto de partida para uma interessante história á volta dos prazeres do palato e da dicotomia gula-morte.
Pessoalmente, dada a minha natureza de homem de compromissos, acho que manterei o vício sem necessidade de chegar ao Fugu, ainda quero andar por cá uns tempos a confraternizar com os amigos á volta do sushi e do sashimi.
Vem isto tudo a propósito dos que se precipitam a comer o fugu sem fazerem ideia do que estão fazer, que se entregam nas mãos do primeiro sushi-man, quantas vezes um chinês que se faz passar por japonês... Metem-se no que não dominam e pagam caro.
Há também os outros que, dando-se ares, comem com aparato fugu de viveiro. São tigres de papelão.
Por fim, merecem o meu respeito, os que sabendo a natureza do fugu, estendem tranquilamente o guardanapo no colo, seguram os pauzinhos sem a mínima tremura, olham o sushi-man nos olhos e engolem decididos.

Sem comentários: