terça-feira, 9 de dezembro de 2008

XO


O Magalhães é único. Possivelmente, o único em azul. Provávelmente, único porque há já outros mais evoluidos e com mais funcionalidades. É o caso do XO, da mega operação "Dê um, receba um".
Na prática, por cada XO comprado, há um outro XO que é dado a uma criança necessitada e que, em condições normais, nunca teria acesso a computador. O doador contribui com 399 usd e, de imediato, é entregue um XO á criança necesitada; depois a criança da sua família recebe o segundo XO como bónus. Desta quantia, 200 usd são dedutíveis nos impostos. A T-Mobile associou-se ao projecto e oferece internet wi-fi nos seus hot spts para todos os XO. É o estado, o empresariado e a sociedade em funcionamento, é o estímulo à solidariedade, são ideias que funcionam bem e envolvem todos.
O XO tem wi-fi incorporado sem recurso a pens, enorme autonomia, e ecran rotativo tipo "tablet pc", incorpora o último grito da tecnologia. O Magalhães é realmente diferente, talvez por isso, único.
Ressalvo que vejo o projecto Magalhães com bons olhos; apesar de todos os detalhes mal explicados, dos aperfeiçoamentos de que carece, a ideia é boa e o resultado final é bem melhor do que se nada tivesse acontecido. O que me deixa irritado, é este provincianismo saloio de Sócrates, é a mentirinha da banha da cobra, é o exagero que descredibiliza a bondade do projecto. Ninguém do projecto XO assumiu a postura socialista com o Magalhães.

Sem comentários: