quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Sinais dos Tempos


A última aula de Craig Ewert foi vista esta noite por todos os ingleses, na televisão. O canal “Sky Real Lives” emitiu um documentário canadiano, chamado “Right to die?” que mostra o suicídio assistido de Craig Ewert na Suíça, em Setembro de 2006, meses depois de lhe ter sido diagnosticado uma doença degenerativa incurável. (...)
O documentário, que já foi difundido com o nome “The Suicide Tourist” em Novembro de 2007, na televisão do Canadá, mostra a viagem de Craig até à Suíça e só termina com a sua morte.“Se eu não for com isto para a frente, a minha escolha é essencialmente sofrer e fazer sofrer a minha família. E eu morro. Possivelmente de uma forma mais aflitiva e dolorosa”, diz Craig Ewert no documentário, segundo o excerto divulgado no site da "Sky Real Lives”. Posteriormente pode ver-se o antigo professor a tomar uma dose elevada de barbitúricos, morder o botão para desligar a máquina de ventilação e adormecer. Meia hora depois, o coração deixa de bater.
(...)
Os grupos contra a eutanásia acusam a televisão de ser irresponsável, e fazer “voyeurismo” sobre a eutanásia. “O programa só vai intensificar a pressão sentida por estas pessoas (...) para considerarem acabar com as suas vidas por serem um fardo para as pessoas que amam, para os que estão a cuidar de si e para uma sociedade que não tem meios suficientes”, dizia a campanha do grupo “Care Not Killing”, citada pela Reuters, e uma aliança de cerca de 50 organizações preocupadas com a questão. (...)
(no Público de hoje)

A minha consciência,ou talvez a minha moral, impedem-me de aceitar a imposição da eutanásia como um acto humamente justo. Não posso deixar de achar que é o efeito de uma cultura onde o ser humano é olhado pela sua produtividade e não pelo que é, em si mesmo. Quando se vê o ser humano, não como um sujeito mas como um objecto, as pessoas tornam-se descartáveis, tornam-se supérfluas.
São "os sinais dos tempos".

Sem comentários: