terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Falar claro


Fui surpreendido ontem pelo anúncio da demissão de alguns militantes do CDS. Não percebendo o porquê, dei o beneficio da dúvida e resolvi esperar até hoje para comentar.
Ainda não foi desta que compreendi os motivos de quem sai do partido desta forma. O partido fica mais pobre por cada militante que sai mas, ao longo do tempo, têm perdido muitíssimo mais os militantes que se foram auto-excluindo.
Os que mudaram de partido, para além de não terem levado consigo o capital e votos que julgavam seus, diluiram-se sem brilho nem protagonismo na organizações que os absorveram.
Os que ousaram até novos partidos, hoje vagueiam no deserto, pregando para ninguém, têm uma relevância nula e uma vida errante.
Os que pensaram tornar-se individualidades com opinião, bem, nem sabemos quem são.
O que vimos hoje foi uma cena, no mínimo, deprimente. Uma sala de hotel vazia, dois sujeitos de semblante taciturno, uma assistente que não se percebe em que qualidade lá estava, uma mensagem que ninguém apreendeu, muito menos valorizou. Os argumentos foram colados com cuspo, uma manta de retalhos, das coligações a fazer, aos valores da família, ouvimos de tudo. E de nada.
Lembrei-me do João Luis Mota Campos a chegar de Dili em missão parlamentar, num tempo dificilimo para Timor, e dar conta ao país da gravidade da situação; tão grave que o João Luis disse ao país que tinha sido impossível encontrar em Dili um gin tónico decente. Ninguem se demitiu na altura, nem demitiu o João Luis. Ainda viria a ser secretário de estado da ministra Celeste Cardona; e, de novo, ninguem se demitiu. Ainda viria a ser um dos prediletos de Ribeiro e Castro; e, de novo ninguem se demitiu.
Lembrei-me do José Paulo Carvalho, que estimo, e que, distraidamente, assumia como um eleito directo do distrito do Porto. Depois lembrei-me melhor, e, afinal, o Zé Paulo está lá em substituição do Álvaro Castelo Branco, e agora admite a possibilidade de guardar para si o lugar para onde não foi directamente eleito. Mau demais? Também me parece.

Por fim, os anunciados cem militantes, estou em crer que foi erro de escrita, é que os dois apareceram mesmo sem militantes!

2 comentários:

Anónimo disse...

"o csd é populista, oportunista e demagogico!" disseram os senhoritos em questão. E eles? O que é que são? Gente séria como se vê...

Anónimo disse...

O quadrinho diz tudo! Afuga das galinhas... ah ah ah ah