segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Delírio de Nostalgia...



O Senhor D. Duarte, herdeiro da Coroa portuguesa, dá hoje uma entrevista, no mínimo bizarra, ao jornal Público.
Entre outras pérolas, o Senhor D. Duarte confessa a sua descrença na democracia para resolver crises, manifesta a sua preferência pelo "socialismo cooperativista", diz-nos que os comunistas são "muito patrióticos", e que as repúblicas são contranatura, excepto nos EUA onde Obama será rei…
Eloquente…
Mas, para mim, a cereja no topo do bolo é o facto de o Senhor achar o máximo (e achar-se o máximo) pelo privilégio do nascimento. Na sua opinião, a herança de sangue é tudo. Às urtigas o trabalho, e a ascensão pelo mérito de quem nasce humilde.
Aliás, D. Duarte diz mesmo que os "assalariados" carecem de independência pelo que não têm opinião credível!!
Coitados desses assalariados, deve ser por isso que são republicanos, preferem quem, como eles, vive do seu trabalho e não arrogâncias de sangue e manias de grandeza de antanho!

Highlights da entrevista:

«(Publico)- É respeitado nos países árabes?
(D.Duarte)- Quando estou numa monarquia árabe sou descendente do profeta Maomé.
- Porquê?
- A rainha Santa Isabel era descendente de um príncipe árabe que era descendente de Maomé. Por isso, a minha posição é completamente diferente da de qualquer embaixador da república portuguesa.
- Isso é reconhecido em todo o mundo árabe?
- É. Mas quando estou em Israel digo que o D. Afonso Henriques era descendente do Rei David. Aliás, aconteceu uma coisa curiosa, nesta última viagem a Jerusalém: o chefe dos sefarditas contou-me que D. Pedro II do Brasil, bisavô da minha mãe, tinha visitado Israel e falava fluentemente o hebreu.(…)
- Ofereceram-lhe empregos?
- Sim, propuseram-me cargos de administrador em bancos (ainda bem que não aceitei, senão agora estaria preso). Não aceitei porque perderia a minha independência.
- Ocuparia muito do seu tempo.
- Não foi por causa disso, porque os administradores dos bancos não fazem nada. Mas, na minha posição, se eu trabalhasse numa empresa, como assalariado, as minhas opiniões estariam condicionadas, não teria credibilidade.
- Um assalariado não tem liberdade de expressão?
- Devia ter, mas nem sempre é possível.
(…)
- As repúblicas são contranatura?
- As repúblicas são contranatura. Excepto aquelas repúblicas muito tradicionais, como a Suíça, ou os EUA, onde, de algum modo, elegem um rei.(….)»

Senhor D. Duarte, aqui entre nós, gostei muito da parte em que diz "os adminsitradores dos bancos não fazem nada".... mas só dessa parte.
No mais, parece-me que V.Excia. nasceu fora de tempo, tarde de mais para sua grande infelicidade. A sua visão da vida já não é deste mundo, é um delírio de nostalgia....

Sem comentários: