quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Com notícias destas, é evidente que não há crise

Belas novidades as que o Eng. Técnico Primeiro Ministro Pinto de Sousa anunciou hoje ao País.
Os mais distraídos até podem pensar que são medidas governativas de excelência que vão afectar positivamente todos os Portugueses em 2009.
Mas, parando um pouco para reler a notícia, afinal não são medidas de iniciativa governativa que vão motivar tão grande melhoria.
Daquilo que sabemos, ainda não é o Governo Português que influencia o preço do petróleo e o andamento da Euribor.
Estas notícias, a confirmarem-se como esperamos, também não afectam os Portugueses que não têm carro nem os que não têm empréstimos. Uma pequena minoria, mas tão Portugueses como os demais.
E, já agora, será que o Governo também tem poderes para dizer à banca que não é honesto compensar a descida da Euribor com o aumento dos spreads dos seus empréstimos? É que, para os Portugueses que não têm poder de negociação face à banca, uma grande maioria, o preço do dinheiro não desce ou não desce tanto quanto devia, pois os spreads têm vindo a aumentar. E as garantias dadas pelo Governo à banca terão servido certamente para que o custo a que a banca acede ao dinheiro tenha diminuído.
Enfim, aguardemos serenamente pelas cenas dos próximos capítulos. Que correm o risco de tornar esta novela num filme de terror.

Sem comentários: