domingo, 14 de setembro de 2008

Praça do Peixe


A Praça do Peixe tem, para Aveiro em geral e para o CDS, em particular, um significado muito especial. Foi palco de grandes momentos políticos, de vésperas de sucessos, de reunião de amigos de sempre e de todo o país.
O clima geral de alguma rejeição dos políticos, levou a que todos os partidos, a começar pelos maiores, saíssem "da rua" e transferissem as suas acções para ambientes controlados e monitorizados. Fugiu-se do povo incómodo, fez-se produção profissional e geriu-se a informação a passar depois pelos media.
Ontem, corajosamente, o CDS quebrou este ciclo. Portas apostou em mostrar o fosso que vai da opinião publicada à opinião pública. Ganhou a aposta. A Praça do Peixe abarrotava de gente entre um partido fortemente mobilizado e o cidadão comum á procura de quem tenha um caminho a propôr.

O Enguia Fresca teve quatro observadores no local; pela minha parte, saliento, em primeiro lugar, a preparação, a seriedade e estrutura do discurso sobre segurança. Há muitos temas importantes na actualidade política, este, para além de importante, é o mais urgente, o que os portugueses exigem ver resolvido com celeridade e firmeza. Portas, fruto de estudo e trabalho, domina este dossier como nenhum outro líder; desafiou Sócrates para um debate público, hoje a fuga surge em resposta chocarreira e reles de Lelo, a descredibilizar PS e governo.

Na parte do discurso dedicada à economia, destaco a coragem da denuncia do capitalismo selvagem do BCP e da Galp. Destaco a correcta identificação de muitos dos problemas que assolam a nossa economia e que o governo teima em não reverter. Destaco o compromisso político de apresentar soluções que vão além de slogans de ocasião.

Foi um enorme sucesso este comício "à moda antiga", quero crêr, um importantíssimo abrir de porta à reconciliação entre o povo e os políticos. Pelo menos dos que não tem medo do povo.

Sem comentários: