quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Expliquem lá outra vez

Segundo o JN de hoje, o Ensino Secundário em Portugal tem apenas 8 alunos por professor, sendo um rácio de excelência a nível da OCDE. Mas as turmas portuguesas têm 22.5 alunos em média, ficando assim num lugar mediano neste estudo.
A notícia não nos traz as conclusões do estudo, provavelmente porque os seus autores terão ficado baralhados com os resultados obtidos.
Mas eu sou capaz de concluir alguma coisa. Há muitos professores que não ensinam, e muitas disciplinas que existem apenas para encher horários.
Resultado: tenho quase a certeza de que a preparação de quem termina o Secundário hoje, apesar dos meios ao dispor dos estudantes e dos professores serem incomparavelmente superiores aos que existiam há 20 ou 30 anos, sabe muito menos do que aqueles que terminaram os seus estudos naquela altura.
A solução para o problema passa, na minha opinião, por colocar os professores a ensinar (aqueles que têm competência para tal) e parar de vez com todas as experiências lunáticas que têm arruinado o nosso ensino após o 25 de Abril.

Sem comentários: