domingo, 17 de agosto de 2008

Ontem foi o regresso do Algarve, o fim das férias de Verão … para variar viemos por Monchique a almoçar n’ A Charrrete, por anterior recomendação.
Huum, revelou-se uma boa surpresa e uma excelente opção.
Numa vilazinha pequena encarrapitada no verde da serra algarvia, deparámos com um restaurante muito bem arranjado em duas salas de uma antiga mercearia: a sala de entrada tem belos armários e prateleiras da velha mercearia, e a segunda sala tem um ambiente muito familiar sobressaindo belos pratos antigos nas paredes.
E serve o melhor da comida da serra algarvia. Simples e simultaneamente excelente.
Sobretudo típica e genuína como não há no Algarve das praias já adulterado pelo "turístico".
Azeitonas à Monchique, chouriça e farinheira como entradas. Depois lulas recheadas, couve à Monchique com enchidos regionais. Sobremesas, uma deliciosa torta de laranja e um dom rodrigo divinal.
Para rematar aguardente de medronho, e for the lady, um delicioso licor de medronho com mel.
A repetir a visita para o ano, seguramente, a provar estas e outras especialidades.
Depois continuamos pela estrada que atravessa a serra algarvia, observando a mudança gradual da paisagem, do verde da mata para os tons palha do montado …
E, num instante chegamos a S. Marcos da Serra e logo adiante já estamos no Alentejo.

E em menos de nada eis-nos de volta a casa.
É muito bom voltar a casa.
There’s no place like home.

1 comentário:

RA disse...

Ia falar do jantarinho de hoje no Palma, mas depois deste post é calar e esperar pela próxima romagem a sul. O lavagante que encontramos ontem estava de primeira, mas a Almirante Reis não é a serra algarvia e a Liz não apela a que tiremos os olhos do bicho. Resumindo, que inveja!