quarta-feira, 18 de junho de 2008

O País do Desperdício


Hoje estavamos 2 à mesa do almoço. Pedimos picanha. Veio uma taça com feijão preto, uma travessa com arroz, uma outra taça com farofa e uma travessa com batata frita e 7 (sete) bifes.
Na minha opinião em Portugal desperdiça-se diariamente uma quantidade brutal de comida.
Até parecemos um país rico.
Não seria preferível as doses de alguns restaurantes diminuirem um pouco (e os respectivos preços também) e haver uma simpatia com os clientes perguntado-lhes, quando terminassem, se queriam repetir?
Para aqueles que comem alarvemente, podiam sempre saciar a sua fome, os restantes, comiam a mesma quantidade e pagavam menos. Os restaurantes, gastando menos produtos, pelo menos mantinham os seus resultados.

1 comentário:

RA disse...

Fui, graças a Deus, criado sem que nada me faltasse, posso dizer, para o padrão da época, com relativa abundância. Contudo, foi-me desde sempre incutido o respeito pelo alimento, a noção de que tinhaos de dar graças por o ter, logo nunca desperdiçar. O prato saía da mesa limpo porque havia meninos no mundo que não tinham sequer os grãos de arroz que negligenciavamos. Tens toda a razão J.. Ainda hoje acho imoral o desperdício de comida, choca-me a avalanche de alguns restaurantes e o prazer que os clientes exibem no "estes servem bem, até foi metade para dentro!". Resta acreditar num futuro mais civilizado...