quinta-feira, 8 de maio de 2008

Yoani Sánchez


Já tinha lido aqui e acolá sobre a filóloga cubana Yoani Sánchez, de 32 anos, que sobrevive dando aulas de espanhol a cidadãos alemães que se encontram em Cuba, e alimenta o seu Blog Generación Y duas vezes por semana em cibercafés ou nos lobbies de hotéis onde, por 6 dólares á hora, consegue acesso á internet.
O blog foi objecto de censura pelas autoridades da ilha que bloquearam o seu acesso aos internautas cubanos.
Recentemente, a bloguera mais famosa de Cuba foi galardoada com o prémio Ortega Y Gasset de jornalismo, mas foi impedida de viajar a Madrid para a cerimónia de entrega do galardão.

Yoani foi agora nomeada pela revista Time como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2008, por isso resolvi ir lá espreitar… e diz ela:
"Junto a noventa y nueve famosos me ha puesto la revista Time en su lista de personas influyentes del 2008. A mí, que nunca me he subido a un escenario, ni a una tribuna y que mis propios vecinos no saben si "Yoani" se escribe con "h" intermedia o con "s" final. Para más sorpresa estoy en el acápite de "Héroes y pioneros", aunque preferiría la simple categoría de "ciudadano".
De los innumerables caminos para llegar a ese célebre listado, creo haber transitado –a pie- por el más inusual. Ese que no va apuntalado con poder económico, carisma ante las cámaras, control político o ascendencia religiosa. Sencillamente me dediqué a contar mi realidad desde el distorsionado foco de las emociones y las interrogantes. Llegué a creerme que la voz de un individuo puede empujar los muros, oponerse a las consignas y desteñir los mitos. Ahora la vanidad solo me alcanza para imaginar que los otros inscritos se estarán preguntando "¿quién es esa desconocida blogger cubana que nos acompaña?"

Recomendo a visita : o blog alimenta-se da realidade de Cuba, da energia das pessoas, e da liberdade para aprender discutir, algo que tanta falta faz aos cubanos… nota-se ali que a principal mudança em Cuba está a dar-se nas pessoas, o ciclo do silêncio terminou, a sensação de paralisia que existiu durante muitos anos deu lugar ao atrevimento colectivo de uma geração… É impactante a coragem e a vitalidade de Yoani Sánchez.

1 comentário:

Ruah disse...

Graças ao teu post descobri esta bloger. O bloge é realmente admirável e uma demonstração de que não há forma de acorrentar o espírito humano.