quarta-feira, 21 de maio de 2008

Soarite aguda


Depois de mais uma terça-feira electiva, Barack Obama comfirma-se "o" candidato. Não há recuo possível. Tem a maioria absoluta dos pledged delegates e tem a maioria dos super delegates. O prolongar da contenda até Junho não alterará este quadro, com dívidas de 32 milhões de dolares, não há momentum possível para Hillary. Os americanos não entendem esta cega obstinação, o Partido Democrata corre sérios riscos e John McCain esfrega as mãos de contente.

Aqui no nosso cantinho, é impossível não nos lembrarmos de Soares. Como Hillary, desenvolveu no exercício do poder uma distorcida imagem de si próprio, uma ilusória percepção da realidade. São os resquícios de um conceito há muito ultrapassado de monarquia, em que o monarca se arroga todos os direitos, impõe-se sem legitimidade e consigo afunda os seus na sua cegueira. Têm uma visão instrumental do partido que os suporta, acalentam o sentimento profundo de que tudo lhes é devido, que apenas por serem quem são o povo deverá servilismo por todos os séculos dos séculos.
Felizmente não é assim.
Se, no caso de Soares, o dano em Alegre foi relativo perante um Cavaco imparável, no caso de Hillary, a sua soberba poderá entregar a eleição ao Partido Republicano. Não é que lhe interesse, talvez até goste, talvez na sua infinita arrogância venha a dizer: se fosse eu, obviamente ganhava!

Sem comentários: