sexta-feira, 23 de maio de 2008

Finalmente é Sexta!


Finalmente é Sexta! Fim de uma semana, inconstante, tal como o tempo que atinge este "jardim plantado à beira mar". Quando finalmente julgava que iria ter um daqueles jantares de sexta -só pra descontrair - com boa comida e um bom vinho tinto, eis que, tive a brilhante ideia de acompanhar tão promissor jantar com as noticias dos nossos telejornais. Ao fim de duas noticias, o estômago revolvia e nem um Quinta da Bacalhoa me despertava o paladar. De entrada o relatório da União Europeia sobre a pobreza em Portugal: o crescente fosso entre ricos e pobres e os novos pobres oriundos da classe média; a sopa foi acompanhada com a subida dos combustíveis; o prato principal servido com a benevolência da junta militar que governa Myammar que, finalmente, deixou a ajuda internacional entrar no "seu" país; a sobremesa adoçada com um debate , na TVI, entre todos os candidatos do PSD, com uma Manuela Moura Guedes estilo Boneca de ... em contraste com uma senhora Manuela Ferreira Leite, apagada, sem cor e sem substância.
Como Diria a Casual Friday: " estou exauridinha".
Entretanto, o café, foi acompanhado com uma daquelas notícias que não aparecem nos jornais, isto porque "dos fracos não reza a história". Continuo a achar que a função de um estado de direito é, essencialmente, ajudar aqueles mais precisam, proteger os mais fracos… Burra!..Estúpida!...Quem te mandou acreditar em contos de fadas.
Ora, uma das Bandeiras do nosso governo é o seu afamado Plano Tecnológico, que engloba a distribuição de computadores a professores, alunos e formandos das Novas Oportunidades. Julgando, eu, que um jovem com necessidades educativas especiais tivesse direito a um destes computadores resolvi telefonar para a linha de apoio do portal do governo: e-escola...Resposta: "Não tem direito e o governo ainda está a estudar esta situação". Não acreditando no que acabava de ouvir, recorri a outros meios para confirmar esta informação...Afinal a informação estava correcta! Em nome da “Inovação, Competitividade e conhecimento”, crianças e jovens com deficiência não terão direito a um computador. O choque tecnológico não chegará a estas pessoas, mas o choque discriminatório, será, certamente, sentido.

E assim, vai o nosso país.

1 comentário:

CASUAL FRIDAY disse...

Tens toda a minha solidariedade: no exauridinha de ouvir noticiários e debates deprimentes, e claro, na indamissível discriminação dos deficientes.