sexta-feira, 11 de abril de 2008

Jogos Olímpicos


Muito se tem falado sobre os Jogos Olípicos 2008 e os habituais aproveitamentos políticos que estes eventos proporcionam.
Alguns "pensadores" tem colocado a hipótese de se avançar para um boicote como forma de protesto pela situação de desrespeito da China relativamente aos Direitos Humanos.

Estou frontalmente contra esta ideia e explico resumidamente porquê.
A organização dos Jogos Olímpicos foi atribuída à China em 13 de Julho de 2001. Certamente que nesta data já eram sobejamente conhecidos os problemas agora alegados para esta eventual posição.
Desde então, os países que agora têm abordado esta hipótese já devem ter assinado centenas de acordos comerciais, acordos de investimento estrangeiro na China, importado milhares e milhares de contentores de produtos chineses e não me parece que neste aspecto se tenha colocado a hipótese de boicote comercial ou económico ou de sobretaxar alguns produtos chineses como forma de "penalizar" a situação interna na China.
Estou completamente de acordo com o boicote político às cerimónias oficiais do Jogos Olímpicos. Os Jogos realizar-se-ão sem qualquer problema, ninguém dará pela falta desta entidades e ficam todos politicamente satisfeitos.
Evidentemente que o nosso Governo continua na política das meias tintas, não assume a sua posição e, se puder enviar alguém às cerimónias oficiais, ficará sempre muito bem visto pelos amigos chineses. Tal e qual como aquilo que fez aquando da visita do Dalai Lama.
Agora veja-se o outro lado da moeda.
Estes mesmos países que pensam em boicote, investiram milhões de euros ou dólares ou de outra qualquer moeda, muitas vezes através de estações públicas de televisão, de modo a conseguirem ter os direitos de transmissão dos Jogos Olímpicos.
Estes mesmos países que pensam em boicote, investiram milhões de euros ou dólares ou de outra qualquer moeda na preparação dos seus atletas para que representem dignamente as suas bandeiras neste Jogos Olímpicos.
Os atletas investiram anos da sua vida para este objectivo e tentar respeitar o lema olímpico, citius, altius, fortius.
Os Jogos Olímpicos são a maior manifestação desportiva à escala planetária sendo, na maior parte das modalidades, mais importantes que os próprios campeonatos mundiais.
E agora aparecem estes "pensadores" com esta ideia brilhante.
Haja respeito e coerência.

Sem comentários: