sábado, 19 de abril de 2008

Carme Chacón e Teresa Caeiro


Carme Chacón tornou-se a primeira mulher Ministra da Defesa em Espanha. E esta fotografia de uma mulher séria, bonita, grávida e licenciada em Direito a passar em revista as forças de defesa de uma nação é, sem dúvida, um sinal da uma efectiva paridade de género, emancipação da mulher no acesso a cargos públicos.

Reflectindo sobre o simbolismo desta nomeação, recordei-me de Teresa Caeiro.

Há uns tempos atrás, Teresa Caeiro, a "neta de um militar", ia sendo a primeira mulher na Secretaria de Estado da Defesa, mas depois, afinal foi para a, criada á pressa, Secretaria de Estado das Artes e dos Espectáculos … lembram-se?
A escolha de Teresa Caeiro para o masculino cargo da Secretaria da Defesa chegou a ser justificada por descender de um militar (!!).
Depois, a troca para a, como direi, área mais "feminina" das "artes e espectáculos" revelou-se uma cedência aos protestos machistas e pseudo conservadores da tropa e não só.
Primeiro episódio de uma série de outras "trapalhadas" que se seguiram, a "desnomeação" de Teresa Caeiro foi, entre outras coisas, uma oportunidade desperdiçada de um Governo que se pretendia de vanguarda…..
Lamentável.

2 comentários:

Ruah disse...

Tens de ler o post da Laurinda Alves sobre "Mulheres no governo em Espanha". Eu não gosto do Zapatero mas desta vez ele teve um golpe de génio. Se com estas medidas, ele contribuir para a valorização do papel da mulher na sociedade, até sou capaz de dar o beneficio da dúvida. beijos, P.

Anónimo disse...

Impossível comparar Carme Chacón, grande mulher, com a Teresa Caeiro, produto típico da nossa banalíssima classe política