sábado, 19 de abril de 2008

É BEM FEITO!




Dizem que Menezes caiu, em parte, devido às declarações de Rui Gomes da Silva relativamente à jornalista Fernanda Câncio: a sua relação com o P.M. e o conflito de interesses derivado da sua contratação pela RTP. Desculpem-me mas, tanto o PSD como a Fernanda Câncio, puseram-se a jeito. Cada um teve o que merecia.
Já se sabia que o “desnorte”, no PSD, daria em desastre.
E, uma jornalista que, sistematicamente, usa as suas crónicas e os blogs para defender interesses do governo e atacar de forma ignóbil a oposição e a Igreja?… Está à espera do quê? Que todos fiquem calados e aplaudam as suas afirmações? A liberdade de expressão funciona em ambos os sentidos.
É eticamente reprovável que um jornalista se preste a servir de "altifalante" de políticas de um governo. Ora, o contrato do jornalista é com os cidadãos e a sociedade, que esperam receber dele informação rigorosa e independente sobre o que acontece no mundo. Ser jornalista não é só ter uma carteira de jornalista, é também estar sujeito a um código deontológico, que estabelece direitos e deveres. Em troca da independência a que está obrigado, o jornalista é credor de confiança, credibilidade e autoridade, as quais lhe conferem uma legitimidade e um estatuto que o colocam acima de quaisquer interesses. É evidente que a Fernanda Câncio não tem esta legitimidade nem este estatuto que a permitam elevar à categoria de “boa jornalista”, tal como a designou o Ricardo Araújo Pereira.

Sem comentários: