terça-feira, 8 de abril de 2008

The Avengers


Escrevi aqui, nos primeiros passos deste enguia fresca, um post sobre o prazer de rever os clássicos das séries de televisão. Na altura a RTP Memória passava The Persuaders com Roger Moore e Tony Curtis; foi uma temporada deliciosa, serões sempre começados da melhor maneira. Entretanto veio Holmes e Watson, com qualidade, mas confesso que de Connan Doyle prefiro a escrita às adaptações dela decorrentes.
Hoje, acidentalmente, em mais um zapping que foge do pessimo humor do prime-time, dos hospitais e das casamenteiras ou sucedâneos, dou de caras, no sítio do costume, com a reposição de Os Vingadores. Cheers!
Emma Peel e John Steed, em cena permanente entre 1961 e 1969, partilhavam com Os Persuasores um apurado sentido estético que atesta hoje a vocação britânica de trendsetting, fusão do clássico com o avant-garde, bem mais vanguardista que o mais tardio, pouco imaginativo, "tweed revival". Tudo aqui é cuidado ao pormenor, os vestidos de Ms. Peel, o incomparável Bentley Green Speed Six de 1926 de Steed, o fashionable Lotus Elan de Peel, a "decoração" das ruas, a fabulosa musica de Laurie Johnson, acima de tudo, o refinado humor e a inultrapassável fleuma. Nos Vigadores, como nos Persuasores, a morte evidente é o último recurso, os maus são invariávelmente entregues a autoridades que, longe dos nossos olhos, tratarão da maçadoria burocrática enquanto Peel e Steed brindam com champagne. Cheers again!
Diana Rigg e Patrick Macnee vivem os personagens de forma tão perfeita que ainda hoje lhes estão colados no imaginário colectivo. O interesse da série ultrapassa o do mero objecto de época e entretem hoje, se calhar, de forma mais divertida do que então.

Uma curiosidade para terminar, Steed, paradigma do british gentleman, é vestido em todos os episódios por... Pierre Cardin. Ah... le look anglais!

2 comentários:

Anónimo disse...

Só de ler o seu post já dá vontade de ver! Vou ver o proximo episodio!

Anónimo disse...

Acho que é preciso ser entusiasta para gostar e conseguir ver isto tudo. As séries hoje são mais evoluidas ou pelo menos mais ao gosto actual. Mas não deixa de ser engraçado, da proxima vez que calhar ver vou estar mais atento!