quarta-feira, 19 de março de 2008

TRIBUTO AOS PAIS






Quais são as lembranças que guardamos do nosso pai? Dessas lembranças, o que ficou mais marcado dentro de nós? Que importância ele teve no nosso crescimento pessoal?


Só nos últimos anos, ainda que timidamente, começou-se a destacar a importância que tem a figura paterna, desde os primeiros dias de vida, ou melhor, desde o momento da concepção.


O pai é tão importante quanto a mãe .


Desde o início do desenvolvimento, o papel paterno ao oferecer uma fonte de identificação masculina, é tão importante como o papel da mãe, ao oferecer uma identificação feminina.


A paternidade efectiva não é fácil de assumir, inclusive em função da falta de tempo para estar com o filho, acompanhar seu crescimento e as suas mudanças. Só que, muitas vezes isso não passa de desculpas e de uma fuga de algo muito mais profundo: a dificuldade de ser pai. Não nos podemos esquecer que muitos pais não demonstram carinho, pois na realidade, eles também não receberam. Nem sempre é possível darmos aquilo que nunca recebemos. Se procurarmos saber da infância do nosso pai, talvez o consigamos entender.


Para muitos, o pai assume a imagem de um herói. Na realidade, o Pai Herói de hoje vai muito além daquele homem que faz coisas mágicas e impossíveis. O Pai Herói de hoje é aquele que faz companhia, que dá segurança e afecto, que é amigo, que conversa e que também escuta.


E no dia de hoje, porque não dar um presente ao nosso pai, dizendo-lhe, agora, o quanto ele é importante e porque não, dizer um sonoro: Amo-te!

Sem comentários: