quarta-feira, 26 de março de 2008

Psicologia de pacotilha....

O Departamento de Investigação e Acção Penal do Ministério Público do Porto iniciou diligências no sentido de "apurar as responsabilidades" do incidente ocorrido na semana passada numa aula de francês no liceu Carolina Michaëlis, em que a professora foi agarrada, sacudida e brutalizada por uma aluna de 15 anos, a quem retirara o telemóvel, cujo uso é proibido durante as aulas.
Porém, essa mesma aluna só poderá vir ser alvo de um "inquérito tutelar educativo" no Tribunal de Familia e Menores do Porto, que é um processo que visa "educar para o Direito": isto é, através de medidas tutelares educativas - por exemplo, acompanhamento educativo por técnicos credenciados para que a menor apreenda normas de conduta.
Parece anedota… a penalização máxima a aplicar a uma rapariga de 15 anos que agride fisicamente a professora durante a aula é um "acompanhamento educativo para que apreenda normas de conduta" ??
Mas e por que não há-de ser trabalho comunitário adequado, como por exemplo, lavar a louça na cantina da escola, limpar os WC, auxiliar nos trabalhos das casas que acolhem crianças em risco ?

Hoje, o senhor secretário de Estado da Educação anunciou que as escolas com problemas graves de indisciplina podem apresentar ao Ministério da Educação uma proposta para a contratação de técnicos como psicólogos e mediadores de conflitos. Imagino que serão bons técnicos como aquela senhora psicóloga que foi á televisão afirmar que a reação de revolta da sobredita aluna do Carolina Michaëlis foi justificada "porque o telemóvel é um prolongamento do braço e do corpo" e é uma "ofensa grave" retirar-lho….

Quando é que os políticos descem á terra e se dão conta de que esta pseudo psicologia de pacotilha não serve a ninguém ?
Para quando as turmas mais pequenas, chumbos no fim do ano para os cábulas, expulsão da escola para os insubordinados reincidentes, e trabalho comunitário adequado para menores delinquentes ?

Sem comentários: