quarta-feira, 19 de março de 2008

Páscoa

No meio das dezenas de e-mail recebidos, por vezes há alguns que nos ajudam a esclarecer a nossa curiosidade. É o caso deste, que explica a razão da Páscoa 2008 ser tão cedo no calendário.
Aqui fica, para todos aqueles que, como eu, também desconheciam a razão.

A Páscoa é sempre o primeiro Domingo depois da primeira lua cheia depois do equinócio de Primavera (20 de Março). Esta datação da Páscoa baseia-se no calendário lunar que o povo hebreu usava para identificar a Páscoa judaica, razão pela qual a Páscoa é uma festa móvel no calendário romano.
Ora bem assim sendo, este ano a Páscoa acontece mais cedo do que qualquer um de nós irá ver alguma vez na sua vida! E só os mais velhos da nossa população viram alguma vez uma Páscoa tão temporã (mais velhos do que 95 anos!).
1) A próxima vez que a Páscoa vai ser tão cedo, como este ano (23 de Março), será no ano 2228 (daqui a 220 anos). A última vez que a Páscoa foi assim cedo foi em 1913.
2) Na próxima vez que a Páscoa for um dia mais cedo, 22 de Março, será no ano 2285 (daqui a 277 anos). A última vez que foi em 22 de Março foi em 1818.Por isso, ninguém que esteja vivo hoje, viu ou irá ver uma Páscoa mais cedo do que a deste ano.

1 comentário:

RA disse...

Caro J., muito interessante, mas muito pessimista. Ainda havemos de nos encontrar no Zig-Zag, com uma reforma milionária, a discutir mais uma páscoa que chega cedo...