quarta-feira, 5 de março de 2008

Agora, algo completamente diferente...

ROBALO:O termo Robalo é a designação comum aos peixes teleósteos perciformes da família dos centropomídeos, do género Centropomus, cujas espécies são diferenciadas pelo número de escamas da linha lateral e o de espinhas na nadadeira anal. Existem doze espécies de Robalos, sendo que as cinco primeiras ocorrem no Brasil. Mais informações aqui.

Confesso que até é o meu peixe favorito; de longe. Escalado, bem grelhado, regado com um azeite de boa qualidade (Esporão, como o R. aconselhava).
Na falta do dito cujo e porque há que arranjar alternativas, que tal algo substancialmente diferente?

De repente apeteceu-me falar de coisas prosaicas; chega de romance e coisas que tais!

1 comentário:

Anónimo disse...

Tive um tio, comunista, de "O capital" debaixo do braço, que todos os dias ia ao mercado da ribeira e comprava às peixeiras que conhecia o peixe que haveria de comer na jornada de luta. Dava-se mal no norte porque lhe faltava o robalinho escalado ou, na sua falta, o besugo, o pregado ou o salmonete. A tão estrita dieta ia juntando, ao longo do dia, um copinho de branco aqui, outro de tinto ali, consoante o que bebia o proletariado encostado a balcões das tabernas dos bairros populares da capital. Morreu com 98 anos, resta saber se foi do robalinho, do copinho ou apenas contágio do camarada Alvaro.